O Porto está oficialmente aberto para a comunidade regional prestigiar um evento que evidencia a força econômica da região. A sexta edição da Estrela Multifeira iniciou na tarde de ontem, 4, e promete movimentar a área situada às margens do Rio Taquari pelos próximos quatro dias.
O clima é de otimismo entre a comissão organizadora. Presidente do evento, Henrique Purper define esta edição como a maior já realizada e projeta que cerca de 50 mil pessoas circulem pela área até o próximo domingo, 8.
Exposições comerciais, debates sobre a cadeia produtiva do leite, música ao vivo, cultura alemã e gastronomia estão entre as atrações da 6ª Estrela Multifeira, que tem como slogan “Gira em torno da gente”.
A cerimônia de abertura ocorreu por volta das 19h, no espaço de shows construído dentro da feira, reunindo autoridades e empresários de Estrela e municípios vizinhos. Um dos discursos que mais chamou a atenção foi do presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), Pablo Palma, chamando atenção para a importância de movimentar um dos espaços mais nobres do município.
“O Porto, que tem em sua concepção o desenvolvimento econômico, ganha a vitrine que precisa a partir da Multifeira para voltar a ser o propulsor do desenvolvimento regional. Precisamos intensificar os trabalhos para que ele volte a ocupar um lugar de destaque na região”, salienta o empresário.
Já o prefeito Rafael Mallmann ressaltou o orgulho em ver mais uma edição saindo do papel, destacando a importância econômica que o evento representa para a cidade. “A Multifeira traduz a força viva da economia local”, sintetiza.
Oportunidade para divulgar produtos
Criada há 26 anos, a Associação dos Artesãos de Estrela (Estrelart) ocupa um dos estandes no pavilhão externo da Multifeira. E a expectativa é de boas vendas. Reeleita presidente há duas semanas, Simone Volker vê a Multifeira como uma oportunidade de divulgar o trabalho da entidade.
“Sempre participamos de todas as edições da Multifeira. É muito importante, pois ajuda a mostrar o que é feito por nós. Estamos entre 26 pessoas aqui no evento. Temos de tudo, principalmente decorações que embelezam e que são úteis para a casa. E o que não tem aqui, a gente faz”, brinca Simone. A associação possui um ponto fixo na Praça Menna Barreto.
Também no pavilhão, a Fábrica de Doces Litoral, com sede em Tramandaí, é um dos expositores de fora da região que apostou no potencial da Multifeira. O vendedor Márcio da Silva fez elogios à estrutura do evento. “O ambiente é muito bom. Esperamos vender muito bem”, diz. As trufas são os produtos mais procurados no estande.
No pavilhão da agroindústria familiar, situado na entrada do Porto, o movimento ainda era tímido. Mesmo assim, a impressão é boa para Valcedir Monegat, proprietário de uma agroindústria de sucos de uva sediada em Garibaldi. “É a nossa primeira experiência aqui no Vale do Taquari. Estamos com uma boa expectativa”, garante.
Pela primeira vez
Para atrair uma maior presença de público, a comissão organizadora da Multifeira abriu os portões na abertura do evento. Com isso, milhares de pessoas aproveitaram o tempo bom para circular pelo Porto.
Morador do bairro Canabarro, em Teutônia, o aposentado Nildo Jantsch, 67, teve uma boa impressão do primeiro dia de Multifeira. Ele e a esposa Ivone aproveitaram a visita ao genro, que está trabalhando no evento, para visitar os estandes.
“Estou achando uma festa muito bonita e organizada. Já visitei outros eventos em Estrela, mas este é a primeira vez. Nem sabia que acontecia aqui no Porto”, comenta Nildo, que gostou do Espaço da Cadeia Produtiva do Leite, uma das novidades desta edição.
Neste pavilhão, há a presença de empreendimentos locais. É o caso de Paulo Ricardo Scheeren, proprietário de uma loja agropecuária do município. “Estamos há 17 anos no mercado. Geralmente participamos de feiras do município. Esperamos uma boa divulgação do nosso trabalho aqui”, cita.
MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br