Otimismo. Essa palavra resume o sentimento dos mais de 200 expositores da Estrela Multifeira. A programação começa hoje, no Porto, e segue até domingo. “Vai ser fantástico. O espaço está maravilho e vamos dobrar as vendas da última edição”, aposta a vendedora de uma ótica, Ana Paula Hickmann.
Enquanto os trabalhadores preparam os estandes, o parque de diversão e a área gastronômica, os representantes das marcas trazem os produtos. “Estrela é uma cidade rica. Vai ter muito movimento e vamos apresentar o que temos de mais novo”, diz Ana.
Esta é a quarta participação da empresa na feira. “A expectativa é muito positiva. Temos certeza de que vamos ter um resultado muito bom.” Na edição passada, em 2017, cerca de 42 mil pessoas visitaram a feira. Foram mais de 185 expositores, com um volume de negócios, entre realizados e prospectados, de R$ 10 milhões.
Por esse resultado, uma empresa de informática de São Leopoldo espera apresentar a marca para clientes de Estrela. Pela primeira vez na Multifeira, afirma: “já participamos de feiras. Mas nunca de uma tão grande quanto essa”, conta o gerente Jonathan de Oliveira.
Para ele, essa é uma oportunidade para abrir o leque de clientes. Com soluções de informática para empresas, promete muitas promoções. “Todo negócio é bem vindo. Vamos mostrar como a tecnologia pode facilitar o trabalho e fazer as empresas ganharem mais.”
Nesta 6ª edição, a organização do evento espera superar os números de 2017. Algo já conseguido no número de expositores. São mais de 200, distribuídos no Pavilhão de Comércio, Indústria e Serviços. Na área externa, estão empresas de máquinas e equipamentos agrícolas, carros, caminhões, piscinas e empreendimentos imobiliários.
O presidente da comissão organizadora da 6ª Estrela Multifeira, Henrique Purper projeta uma edição histórica do evento, com um público aproximado de 50 mil pessoas visitando o Porto até domingo. Na edição anterior, foram 42 mil.
“Queremos fazer a maior de todas as feiras. Temos um espaço amplo, com mais expositores e estrutura melhor para receber as pessoas”, comenta. A parte externa da Multifeira foi ampliada em 50% na comparação com a edição de 2017. O evento ocupará cerca de seis hectares da área portuária. A vista do rio Taquari é mais uma atração para os visitantes.
A Estrela Multifeira é promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), com o apoio da Administração de Estrela, Câmara de Vereadores, Sicredi, Rota Indústria Gráfica, Lojas Benoit, Launer Química, Machado Agropecuária, Carrocerias Altari, Redemac Morelli, Vero, Conpasul, Prost Bier, Languiru, Bremil, Fruki Guaraná, Cervejaria Bellavista, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Charrua, BRDE e Trip Tecnologia.
Entre a arte e a sustentabilidade
Confraternizar com os visitantes e mostrar a força do artesanato de Estrela. Este é o espírito das integrantes do grupo Companhia da arte. “Com esse nome, é a nossa primeira vez. Mas, antes, como associação, sempre participamos da feira”, conta Ivanete Maria Longhi.
A organização foi criada faz um ano e tem 14 participantes. “Aqui vamos apresentar de tudo. Desde biscuit até itens para os churrasqueiros”, enfatiza. De acordo com ela, o movimento de artesãos é um diferencial de Estrela, inclusive com muito engajamento da comunidade.
Em outro setor, na área externa, Cleber Maciel Werner ajuda na montagem da estante. Proprietário de uma empresa de energia solar, afirma: “trouxemos o que tem de melhor no mercado. São painéis foltovoltáicos, climatizadores, resfriadores de leite, tijolos ecológicos, para mostrarmos em um espaço de 10 x 10”
Diante da preocupação crescente com a sustentabilidade, acredita que a feira é uma grande oportunidade de se aproximar dos clientes e mostrar soluções para dotar de energia limpa residências, empresas e fábricas.
Espaço da agricultura familiar
Serão 38 produtores rurais de 23 municípios na feira deste ano e o destaque fica por conta dos produtos coloniais. Na lista de receitas, estão queijos, embutidos, sucos, vinhos, cucas, pães, biscoitos, melado, doces em calda, mel, cachaça, rapaduras, geleias, chips de aipim e de batata doce.
A presença das agroindústrias é organizada pela Emater/RS/Ascar de Estrela e a Secretaria de Agricultura do município, com subsídio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.
Cultura alemã
A Comunidade Evangélica promove o Minifestival do Chucrute com momentos de integração e gastronomia típica. Segundo Ernani Sehn, um dos responsáveis, serão vendidas bebidas e pratos prontos. Durante sexta-feira, sábado e domingo haverá apresentação de grupos de dança.
FILIPE FALEIRO – filipe@jornalahora.inf.br