Muita gente guarda maquiagem, remédio, perfume no banheiro e a cena é clássica: uma tremenda bagunça. Isso sem falar em quem deixa itens como o secador e a chapinha espalhados na bancada da pia. Resultado? Perda de tempo na hora de sair de casa, desperdício de produtos, má conservação dos aparelhos. Por isso, a personal organizer Carol Rosa, referência na área de organização no Brasil, separou quatro exemplos de arrumação que muita gente faz, mas que é cilada. Confira algumas dicas.
Bancada da pia:
O ideal é que os produtos de uso diário sejam colocados em uma bandeja ou em uma cestinha na bancada da pia. Quem coloca tudo solto está sujeito a dois problemas: lidar com aquele aspecto desorganizado e ainda ter dificuldade na hora de limpar o espaço.
Maquiagem:
O que a gente vê por aí é uma cena que remete ao caos, uma gaveta cheia de maquiagens misturadas. “Como reflexo, a pessoa demora para encontrar o que procura, perde produtos por causa da data de validade e ainda acaba usando sempre as mesmas coisas”, alerta. A dica, então, é separar por categoria: rosto, olhos e boca. O ideal seria usar uma gaveta com divisões. Os pincéis também podem ser separados por tipo, dividindo os de rosto e os usados nos olhos.
Remédios:
Para quem mantém os medicamentos no banheiro, a sugestão é separá-los em dois cestos ou caixas. Um com produtos de curativo, outro para remédios em si. Eles devem ser guardados no gabinete, principalmente quando houver criança em casa. “Acredite, muita gente costuma deixá-los expostos e isso é um perigo”, aconselha.
Itens maiores:
Os produtos grandes, como secador e chapinha, também merecem atenção. Muita gente coloca “onde sobrar lugar”. Mas vale lembrar que não são itens baratos e que devem ser conservados pelo maior tempo possível. “Por isso, sugiro deixá-los guardados no armário ou aproveitar ganchos na parede para pendurá-los. Assim é possível otimizar o espaço”, indica.