A primeira cerveja produzida no curso técnico em Cervejaria da Universidade do Vale do Taquari – Univates foi elaborada pelos alunos da disciplina Ciência e Tecnologia da Cerveja. Depois de pronta, a bebida recebeu diferentes propostas de rótulos feitos pelos estudantes do curso técnico de Comunicação Visual.
A receita da cerveja, elaborada pelos alunos, foi a Coffee Stout. Conforme o professor Evandro Luis Janovik, o resultado foi uma bebida leve em termos de teor alcoólico e com profusão de sabores e aromas que remetem a chocolate e café.
Os estudantes participaram da escolha do malte, da levedura e dos demais detalhes do processo. “Foi um experiência muito prazerosa. Era a primeira cerveja que muitos estavam produzindo. Podemos explorar muitos aspectos da produção, que resultou em uma cerveja muito interessante”, diz Janovik.
Os rótulos para cerveja foram desenvolvidos na disciplina Produção Gráfica e Pré-Impressão, ministrada pela professora Débora Seibert.
Para a aluna Barbara Scheibel, 26, a experiência foi a primeira brassagem. Formada pelo técnico em Química da Univates, quis aproveitar as cadeiras do tronco comum para fazer mais algum curso. Depois de ter morado por um ano na Alemanha, a jovem de Cruzeiro do Sul ficou ainda mais interessada pela bebida.
“Por ser de primeiro semestre, pensei que seria uma disciplina mais teórica, mas não; a disciplina foi muito bacana.” Além disso, Barbara também participa da Confraria D’Elas, grupo de mulheres que se reúnem uma vez ao mês para degustar e falar sobre ceva.
Um brinde
Turma de Cervejaria lança primeira ceva
A primeira cerveja produzida no curso técnico em Cervejaria da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi elaborada pelos alunos da disciplina Ciência e Tecnologia da Cerveja. Depois de pronta, a bebida recebeu diferentes propostas de rótulos feitos pelos estudantes do curso técnico de Comunicação Visual.
