Desde que voltou ao Grêmio, em 2016, Renato Portaluppi conquistou seis títulos e chegou a todas as semifinais de Libertadores que disputou. A última façanha, a virada sobre o Palmeiras em pleno Pacaembu, foi a 27ª classificação em 32 disputas eliminatórias à frente do Tricolor. Aproveitamento de 84,4%.
O próximo adversário na competição continental será o Flamengo, que passou pelo Inter nas quartas de final. Será a 13ª vez que os clubes se cruzam em duelos de mata-mata. Cada um levou a melhor sobre o outro em seis oportunidades. O técnico também terá a missão de confirmar a classificação da equipe à final da Copa do Brasil. No jogo de ida, vitória por 2 a 0 sobre o Athletico na Arena. As equipes voltam a se enfrentar na quarta-feira, 4, na Arena da Baixada.
Apesar dos ótimos números, o Tricolor foi eliminado cinco vezes desde 2016. No Gauchão de 2017 pelo Novo Hamburgo. Duas vezes na Copa do Brasil, para Cruzeiro e Flamengo. Uma vez na Libertadores, para o River Plate, e a final do Mundial para o Real Madrid.
CAETANO PRETTO – caetano@jornalahora.inf.br