Arte e literatura  para conectar as pessoas

CULTURARTE

Arte e literatura para conectar as pessoas

Expectativa da organização é de receber mais de 6 mil visitantes nos cinco dias de evento

Arte e literatura  para conectar as pessoas

A 17ª CulturArte e 29ª Feira do Livro começam amanhã, 31, a partir das 14h, e seguem com programação até o dia 4 de setembro. O tema deste ano é “#culturarte: conexões pelas artes”. O evento ocorre na Rua de Eventos e Clube Esportivo.
Entre os destaques, está o lançamento de obra literária “The Horse 50 anos: uma confraria de amigos”, escrita por Gilberto Lorenz, que será domingo, às 10h. O livro retrata a história da entidade no município, desde as reuniões entre amigos até a realização da maior gincana da região. Lorenz também é um dos integrantes e fundadores da The Horse.
Conforme a coordenadora pedagógica e organizadora, Carolina Krombauer Ely, o evento deste ano foi pensado em conjunto com os alunos. Eles sugeriram o que a feira deveria abranger. “Dicas de atividades como oficinas e troca-troca de livros são ideias dos alunos”, esclarece.
A programação engloba palco de talentos com apresentações artísticas locais e regionais, oficinas de incentivo à criatividade e mostra literária dos anos finais com participação de oito escolas do município, recreio cultural, arte em movimento e visitas à Casa do Museu.
13_AHORA
A Feira do Livro conta com 20 editoras e livrarias participantes. A expectativa é de que mais de 6 mil pessoas circulem pelo local. Para Carolina, o evento reúne as diversas formas de arte que município possui e, neste momento, apresenta à comunidade.

Outros destaques

As atrações mais aguardadas são os escritores Chiquinho Divilas, rapper, educador social, poeta, doutorando e mestre na Feevale, e Eleonora Medeiros, contadora de história e graduada em Pedagogia.
O evento também conta com bate-papo literário, vale livro e o sebo de livros usados em parceria com o Rotaract Arroio do Meio, cujo os lucros serão revertidos para o Projeto Mundial de Combate a Poliomelite.
Os alunos dos anos finais de oito escolas de Arroio do Meio preparam a Mostra Literária, na Praça Flores da Cunha. O espaço conta com os trabalhos sobre livros de literatura estudados durante o ano.
Nesta edição ocorre também o Seminário de Inovação na terça, dia 3, às 19h, Casa do Museu. A programação é voltada para alunos dos anos finais e Ensino Médio e trata de desafiar os estudantes a pensar em soluções de problemas detectados na sociedade.
 

LAURA MALLMANN – laura@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais