Programa da Languiru ganha prêmio estadual

Vale do Taquari

Programa da Languiru ganha prêmio estadual

Esta é a segunda vez que a cooperativa se destaca na premiação organizada pela Federasul

Programa da Languiru ganha prêmio estadual

A Languiru esteve entre os cinco Vencedores do Agronegócio 2019. A entrega do troféu “Três Porteiras” ocorreu ontem, 28, em cerimônia realizada na Expointer com a presença do governador Eduardo Leite.
Organizado pela Federasul, a premiação utiliza critérios como criatividade, inovação e estratégias de negócio para escolher os destaques do ano. A cooperativa do Vale do Taquari foi condecorada graças ao Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo, ação que visa diversificar a renda na agroindústria familiar.
Para o presidente Dirceu Bayer, o prêmio simboliza a preocupação da cooperativa com o pequeno produtor rural. “Esse prêmio honra a nós, nossos produtores e colaboradores. É o reconhecimento de que o modelo de gestão da pequena propriedade é eficiente e inclusivo”, ressalta.
O programa surge como alternativa aos produtores que não encontram viabilidade no setor leiteiro devido à modernização das propriedades rurais. “Isso provocou uma exclusão grande. Para esses agricultores, damos a oportunidade de produzir legumes e verduras que são absorvidos pelos nossos supermercados”, relata.
Bayer lembra que a cooperativa é conhecida por ser agregadora de valor à matéria-prima. “O fato da agroindústria familiar ter um faturamento tão grande é em função da agregação de valor em setores como o leiteiro, avicultura e suinocultura”, cita.
Esta é a segunda vez que a Languiru recebe o Prêmio Vencedores do Agronegócio em suas sete edições. Outro troféu foi conquistado em 2013. O programa social da cooperativa também foi agraciado em 2018 pelo Prêmio SOMOSCOOP, da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

Programa Social e Produtivo no Campo

Lançado em maio de 2017, programa estimula a diversificação com integrações, cultivo de milho e a produção de hortifrutigranjeiros comercializados nos supermercados da cooperativa. Também oferece assistência técnica aos associados que desejam incrementar ou aumentar a qualidade da produção leiteira.
Objetivo é criar novas alternativas produtivas para as pequenas propriedades da agroindústria familiar.
Conforme o gerente de comunicação, marketing e cooperativismo da Languiru, Alexandre Schneider, são mais de 150 proprie3dades de 21 municípios que integram o programa. “O projeto incentiva os produtores a ter uma produção de qualidade e rentabilidade”, percebe.
Idealizado pela cooperativa, o programa conta com o apoio da Emater/RS-Ascar; do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Teutônia e Westfália; das Secretarias Municipais da Agricultura de Teutônia, Westfália e Estrela; do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA); do Centro Regional de Treinamento de Agricultores (CERTA); da Fundação Agrícola Teutônia (FAT); e da Sicredi Ouro Branco.
 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais