O vereador Norberto Fell (PPS) recebeu as respostas do governo municipal a questões encaminhadas a respeito do caso de suposto mal uso de diárias pelo secretário da Fazenda, Henrique Lagemann. Em julho, o secretário esteve em Bento Gonçalves, onde participou de um evento promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
No ofício, a administração confirma que o secretário recebeu as diárias no dia 9 de julho. Lagemann apresentou um documento, com data de 8 de julho, em que pede a devolução dos valores.
Para Fell, a resposta confirma suas suspeitas. “Veio a confirmação do pagamento do valor no dia 9. Como ele apresenta um pedido de devolução sem sequer ter recebido o valor?”, questiona o vereador. “Esta é a constatação de um grande equívoco”, conclui. O vereador reafirma que o pedido de devolução foi forjado pelo secretário.
Ainda que tenha recebido três diárias, sendo duas com pernoite, o secretário participou de apenas um dia da atividade. Ele alega que precisou retornar em função de um caso de doença na família.
Fell levou o caso ao Ministério Público. O promotor Daniel Cozza Bruno encaminhou questionamentos ao governo. No momento, o promotor está de férias. No âmbito do governo, uma sindicância foi aberta para apurar as suspeitas.
Secretário recebeu diárias antes
Outra questão respondida no documento foi em relação aos outros servidores que participaram da atividade, um motorista e um auxiliar administrativo. Eles receberam apenas uma diária cada e só tiveram os valores pagos duas semanas depois do secretário, nos dias 22 e 25 de julho. O governo enviou ainda o certificado de participação do secretário no evento.
O que diz o governo
A reportagem entrou em contato com o governo municipal que se manifestou por meio de nota. Leia a íntegra:
“Em relação ao solicitado, sobre as diárias do secretário Henrique Lagemann, o governo informa que os esclarecimentos foram encaminhados ao Legislativo, em resposta ao Pedido de Informações. Quanto à sindicância, foi determinada sua instauração pelo prefeito Rafael Mallmann no dia 8 de agosto, a qual está em tramitação.”
MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br