Quase toda conversa informal que tenho que toca no assunto “leitura” acaba do mesmo jeito: “A vida anda tão corrida. Anos atrás eu costumava a ler mas agora? Já não tenho mais tempo para isso”. Eu mesma reproduzi durante quase um ano este conto do vigário. No final do ano passado, ao futricar nas configurações do Instagram notei um dado alarmante, a minha média diária de tempo online no aplicativo era nada menos do que três horas e meia. Fui pesquisar.
Os dados eram realidade em todo o país. De acordo com a pesquisa We Are Social e da Hootsuite, o
Brasil está entre os três países do mundo no qual a população passa, em média, mais de nove horas diárias na internet. Não preciso nem expressar em palavras o tamanho deste absurdo, certo?
Parei para calcular. Se dedicasse apenas 15 minutos diários para a leitura, no final do ano teria passado 5475 minutos lendo. Isso soma mais de 91 horas dedicadas a novos aprendizados. Coloquei como meta ler 15 minutos por dia ou um livro por mês.
Já era um bom recomeço.
Cheguei agora no oitavo mês do ano com dez livros finalizados e três pela metade. É só querer. E mais, percebi que as redes sociais me faziam procrastinar muito o início da leitura. Dentro das próprias configurações do Instagram coloquei um limite diário de acesso. Depois disso nunca mais deixei de ler.
Então nesta coluna de hoje, desafio você a entrar nas configurações do seu Instagram e colocar um limite diário de acesso.Desative também as notificações, afinal, nada do que vem de lá é um caso de vida ou morte: pode sempre esperar.
Feito isso, passe a ler pelo menos 15 minutos ao dia. Depois conte quantos livros leu ao longo de um ano! É surpreendente. Eu baixei de três horas de acesso diário para 37 minutos apenas mudando configurações e hábitos. Aceita o desafio? Desejo uma boa leitura e ótimo fim de semana!