Presenças na feira

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Presenças na feira

Talvez eu não tenha sido claro sobre a 3ª Teutofrangofest. E quando há ruídos na mensagem, o emissor precisa corrigir. Escrevi sobre os vereadores no lançamento oficial da feira, e critiquei a ausência daqueles que – obviamente – não foram. E, talvez, eu não tenha deixado claro que alguns estavam presentes. Então, fica aqui o registro: Keetlen Link (PSD), a presidente da Câmara de Teutônia, e Aline Kohl (PP), estavam lá.
2019 08 24 DIVULGAÇÃO _ COLUNA MARTINI_foto Keetlen

Ecobé e Amazônia

Não sou ambientalista e me parece que há certa histeria coletiva contra o atual presidente, Jair Bolsonaro, no caso dos incêndios na Amazônia. Diferentemente de tantos, não faço votos de terror contra o representante máximo da nação e, diferentemente de outros tantos, não trato com desdém ou deboche a situação da nossa floresta – que também é do mundo, sim.  Sobre esse complexo assunto, a ONG Ecobé convida a população para um debate aberto a todos em Arroio do Meio. Será no dia 31 de agosto, às 9h, na Rua Coberta da cidade.

Curtíssimas

Em Forquetinha, Gladistone da Silva – o popular “Toni” – vai deixar o PSDB para se filiar ao PTB e concorrer a vice-prefeito ao lado de Marcelo Schmitz (PTB). Já em Progresso, o PP cogita dois candidatos à majoritária: Paulinho Schmidt ou Ricardo Nicaretta. Por fim, Mareli Vogel (FOTO), ex-vereadora e presidente do PP de Teutônia, ainda aguarda pela nomeação oficial junto à Casa Civil do Estado.

Contrapartida e MP

O Ministério Público inicia procedimento administrativo para acompanhar o cumprimento das contrapartidas prometida pela empresa ZANC Teleatendimento e Recuperação de Crédito, estabelecidas por lei municipal com o Executivo e Legislativo de Taquari. É um mecanismo padrão do MP. Ao menos deveria ser. Porém, em muitos casos verificados em todo o Vale, acaba sendo deixado de lado.

A CPI e os brios

04_AHORA22
A Secretaria Municipal de Segurança Pública anuncia uma nova proposta para garantir a boa atuação dos Agentes de Trânsito de Lajeado. Em conjunto com o Instituto Ipê-Amarelo Vale do Taquari, planeja a compra de pequenas câmeras que serão acopladas aos uniformes dos “azuizinhos”. O objetivo é garantir a segurança do próprio servidor e também dar suporte para a licitude das abordagens e eventuais multas. É mais um exemplo de como a tecnologia pode solucionar problemas históricos.
Coincidência ou não, esse futuro investimento é preanunciado na mesma semana da instauração de uma CPI para investigar a adulteração de multas por parte de Carlos Kayser, ex-coordenador de Trânsito. Mesmo sem entrar tanto no mérito da comissão parlamentar – e da investigação conduzida pelo MP –, já resta comprovado que o sistema manual é falho e a ausência de equipamentos modernos abre margem para dúvidas em relação às abordagens. Mesmo tardiamente, a secretaria está agindo.
Uma CPI tem o lado politiqueiro, claro. Mas serve muito bem para elucidar problemas e mexer com os brios dos bons gestores públicos. Diante disso, é sempre lamentável lembrar as tantas outras CPIs deixadas de lado em Lajeado. Podemos citar casos emblemáticos, como as investigações por parte do MP e do MPF acerca do suposto Cartel do Lixo e das obras de pavimentações do PAC. Ambos na gestão passada. É uma pena que determinados vereadores só aceitem esse mecanismo para benefícios próprios ou partidários.

Velho Estádio da Baixada

2019 08 24 ARQUIVO _ COLUNA MARTINI_foto antiga1
Hoje em ruínas, o Estrela FC já viveu momentos de glória no futebol gaúcho, travando batalhas históricas contra o time do lado “de lá” do Rio Taquari, o Lajeadense. E muitos desses confrontos foram disputados no Velho Estádio da Baixada, de onde muitos torcedores do Alviazul precisaram fugir a nado em função da rivalidade. Ao fundo na foto, o morro de Cruzeiro do Sul, em 1951.

Pedágio e Rotativo

Vereador do PP de Encantado, Diego Pretto faz uma provocação aos moradores. “Há uma distorção em nossa comunidade. Não quer pedágio, mas quer estacionamento rotativo por 10 anos”, salienta. Ainda sobre as zonas azuis no centro da cidade, ele alerta para uma nova revisão do PL solicitada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ou seja, o assunto vai longe!

Mais policiais em Teutônia

aline
A vereadora Aline Kohl (PP) visitou nesta semana o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB). Quem intermediou a audiência foi o deputado federal Afonso Hamm (PP). Na pauta do encontro, pedido de uma viatura nova para a Brigada Militar de Teutônia e mais PMs. Como resposta, uma garantia: em breve a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) receberá novos policiais, para fazer funcionar o Atendimento 24h.

Acompanhe
nossas
redes sociais