A Cabanha Maufer, de Cruzeiro do Sul, promove neste sábado, 24, um dos leilões mais aguardados da Expointer 2019. A atividade é realizada em parceria com a Cabanha Santa Angélica. O evento inicia às 21h, no Tattersall de Negócios do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Animais premiados estarão à venda no evento. Conforme o proprietário da Cabanha Maufer, Fernando Lampert Weiand, o leilão terá 46 lotes à venda. Por parte do criatório sediado no Vale do Taquari, o destaque fica para a cota de Feriado de Santa Edwiges, cavalo campeão do Freio de Ouro 2011, principal competição da raça crioula no estado.
“O comprador terá 2,5% da propriedade de um cavalo com genética provada nas pistas. E também terá direito ao uso de três coberturas anuais”, comenta Weiand, esperando uma boa presença de interessados. Além disso, serão disponibilizadas ao comprador aproximadamente 72 palhetas de sêmen congelado do animal.
Morfologia
Também estará à venda o Marechal 1947 Maufer, cavalo finalista desta edição da Morfologia. As provas serão disputadas de segunda a quarta-feira, durante a programação da Expointer.
“O comprador vai ser o novo dono e estará habilitado para a disputa da final, podendo sair de lá com um título”, reforça o proprietário da cabanha.
Ainda será disponibilizado um lote especial de embriões de barrigas de ouro do criatório, que fica à escolha do comprador. Informações do pré-leilão já podem ser obtidas no site da Trajano Silva Remates, responsável pelos negócios.
Cinco animais na Expointer
Neste ano, a Cabanha Maufer estará representada nas principais competições de cavalo crioulo da Expointer. Segundo Weiand, o criatório classificou um animal para a final do Freio de Ouro, além de outros quatro cavalos para a final da Morfologia.
A Cabanha Maufer existe há 31 anos e, em sua trajetória, conquistou o Freio de Ouro em duas oportunidades, além de levar a Prata três vezes e uma vez o Bronze. Também contabiliza dois Bocais de Ouro, um de Prata e dois de Bronze.
O criatório também possui bom desempenho na Morfologia, com um grande campeão e uma terceira melhor fêmea, além de um grande campeonato e um quarto melhor macho. Ainda, se mantém como uma das melhores cabanhas no ranking funcional na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos.
MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br