A Dança dos $uplentes

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A Dança dos $uplentes

Nos bastidores e corredores da política lajeadense, as negociatas fervilham. Ofertas de cargos de confiança no Executivo, recompensas em dinheiro ou mesmo uma chance maior de visibilidade balançam a cabeça dos suplentes de vereadores em Lajeado. Alguns já trocaram a camiseta antes mesmo da “janela de transferências”. Outros tantos devem trocar até os primeiros meses de 2020. E esse vai e vem denota uma inquietante verdade: a ideologia ou a fidelidade partidária são detalhes cada vez mais descartáveis no município.
 
Não são poucos os exemplos, e esse vai e vem envolve todos os principais partidos da cidade. As ofertas para mudança de sigla chegaram a R$ 25 mil em pelo menos um caso – afora os aportes necessários para uma eventual campanha. Vejam bem. Se o valor for devidamente declarado, não haverá qualquer ilegalidade neste pagamento, creio eu. A inconveniência está na impureza desse tipo de negociata. Mesmo em um país onde novos partidos nascem como capim no mato, ainda há eleitores observando a coerência desses novos políticos.
 

Novos anteprojetos

Os vereadores de Arroio do Meio aprovaram três anteprojetos na sessão de quarta-feira. O primeiro, de autoria de Adriana Lermen (PDT), sugere abertura de uma rua paralela à área de lazer Pérola do Vale. O segundo institui a Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica, e foi sugerido por José Lorscheiter (PP), o “Pantera”, que também propõe a criação do Programa Investe Produtor. Os três foram aprovados de forma unânime.
 

CPI em Lajeado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a adulteração de multas por parte do ex-coordenador de Trânsito, Carlos Kayser, deve ser composta pelos vereadores Paulo Tóri (PPL) (foto), Waldir Blau (MDB) e Mozart Lopes (PP). O primeiro deles provavelmente será escolhido como o presidente da CPI, e o segundo deverá ser o relator. Blau também atuou na CPI dos Pneus, na década passada.
 

Pro_Move e Inova RS

Nessa quinta-feira, os representantes da Univates e do Tecnovates, Albano Mayer, Simone Stülp e Ney Lazzari acompanharam o lançamento do Inova RS, ação do Governo Estadual que busca coordenar as ações dos ecossistemas de inovação existentes nas regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Produção e Norte; Noroeste e Missões; Serra e Hortênsias; Região dos Vales. No encontro, Simone palestrou sobre o movimento Pro_Move em Lajeado e falou em nome das universidades. O programa busca a articulação entre governo, academia, empresas e sociedade, a chamada quádrupla hélice da inovação. O principal objetivo é promover, reter e atrair investimentos e talentos focados no desenvolvimento de negócios alicerçados na tecnologia e no conhecimento.
 

Venda da Corsan

Nessa quinta-feira, dirigentes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) visitaram Lajeado para conversar com o prefeito, Marcelo Caumo, e para acompanhar a perfuração de um novo poço de abastecimento para o bairro Jardim do Cedro – ação adiada em função de problemas no maquinário. Durante a visita, os diretores avisaram sobre a venda de ações da Corsan nos próximos meses. A proposta é negociar até 49% com a iniciativa privada.
 

Vereadores em Estrela I

Sobre a redução de cadeiras no Legislativo de Estrela, o vereador Marco Wermann (PV) poderá recuar diante da repercussão negativa junto aos principais partidos, mas sem abandonar a ideia. Como só João Braun (PP) e Débora Martins (MDB) apoiam de fato – Márcio Mallmann (PP) também assinou o PL, mas já se declarou contra a medida –, uma das saídas seria a diminuição de 13 para 11 vereadores – o projeto original prevê a redução para nove.
 

Vereadores em Estrela II

Ainda nos bastidores, há quem provoque a seguinte tese: se os vereadores que assinarem o PL querem de fato gerar economia, eles deveriam, antes de tudo, demitir todos os CCs indicados pelas siglas ao Executivo. E essa tese em tom de ameaça estaria direcionada àqueles que ainda não assinaram.
 

Vereadores em Estrela III

Os secretários municipais Cristiano Nogueira da Rosa (MDB) José Alves (PTB), foram eleitos vereadores em 2016 e agora sonham com o posto de vice-prefeito. Para tal, já trabalham para garantir a sucessão deles no plenário. O primeiro pensa em indicar a esposa, e o segundo quer iniciar o filho na vida pública. E segundo frequentadores da “esquina democrática” da cidade, esta seria uma das razões pela qual os dois partidos são contra qualquer a redução.
 

Vereadores em Estrela IV

A proposta de Marco Wermann (PV) pode até não dar em nada – o que é bem provável. Mas, não há como negar que essa discussão tirou totalmente os holofotes antes direcionados para o secretário da Fazenda, Henrique Lagemann, em função da polêmica das diárias, levantada pelo vereador, Norberto Fell (PPS). Diante disso, o PSDB – mesmo com muitos torcendo pela saída de Lagemann da presidência da sigla – agradece ao PV.

Acompanhe
nossas
redes sociais