Arroio do Meio está prestes a se tornar mais um dos municípios do Vale que apostam em câmeras para enfrentar o avanço da criminalidade. Vereadores analisam o investimento de quase R$ 200 mil para o município iniciar a implantação do sistema.
Recentemente, o governo municipal, empresariado local e a unidade da Brigada Militar na cidade investiram em uma ferramenta inovadora para garanti mais agilidade à resposta policial aos chamados da comunidade. Trata-se de um aplicativo de celular que, em um simples movimento com os dedos, aciona a viatura mais próxima da ocorrência.
A iniciativa é mais um exemplo de como os municípios precisam buscar alternativas para garantir segurança à população. Com graves problemas financeiros, os estados brasileiros esbarram em limites orçamentários para garantir a prerrogativa constitucional de manter a área da segurança pública sob controle.
No caso gaúcho, onde a crise fiscal é uma das maiores, o Piratini tenta fazer o possível, mas precisa do apoio dos municípios e de entidades da sociedade civil organizada para que a população não fique tão vulnerável às ações criminosas.
Em breve, no Vale, pelo menos sete cidades estarão monitoradas por câmeras. Estrela, Encantado e Lajeado já vivem essa realidade. Teutônia, Taquari e Santa Clara do Sul iniciam a instalação dos equipamentos. E agora Arroio do Meio também se protege.
As câmeras têm um efeito comprovadamente inibidor dos tipos mais tradicionais de crimes nas áreas monitoradas. Cientes da presença do equipamento, criminosos tendem a procurar outras áreas para cometer seus delitos. Dessa forma, nenhuma localidade quer ficar para trás na aplicação da tecnologia.
Mesmo com o anúncio de novos brigadianos às cidades do Vale, as forças policiais atuam no RS com defasagem na casa do 50 %. Apesar de os reforços amenizarem a carência, o número de brigadianos nas ruas seguirá longe do ideal.
Acertam, portanto, as cidades do Vale em não esperar do Estado, mas sim propor saídas para buscar dias de maior tranquilidade à comunidade regional. Contudo, é preciso ter clareza de que investimentos em tecnologia e inteligência são complementares, e nada substitui a atuação de homens e mulheres fardados nas ruas.
Editorial
Câmeras se espalham
Arroio do Meio está prestes a se tornar mais um dos municípios do Vale que apostam em câmeras para enfrentar o avanço da criminalidade. Vereadores analisam o investimento de quase R$ 200 mil para o município iniciar a implantação do…