Os chamados veículos premium respondem por apenas 2% das vendas da indústria automobilística no Brasil, mas as compras de carros de luxo devem movimentar até o fim do ano algo como R$ 15 bilhões, ou metade dos R$ 29,6 bilhões que a parcela rica da população brasileira deverá gastar com a aquisição de bens de alto padrão, valor que cresce 4% sobre 2018.
Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Audi como forma de entender como o novo utilitário esportivo Q8 se insere dentro deste nicho. O estudo mostra que o país tem 4 milhões de consumidores de produtos de luxo. Eles equivalem a 1,9% da população e têm patrimônio acima de R$ 400 mil. “A Audi quer falar a linguagem daqueles que buscam o novo luxo, às vezes sem mostrar a marca ou com produtos personalizados”, afirma o diretor de marketing e comunicação da fabricante alemã, Cláudio Rawicz.
O levantamento mostra também que o Brasil ocupa o décimo lugar entre os países que mais compram produtos de luxo. O ranking é liderado pelos Estados Unidos, que consumiram R$ 284 bilhões em artigos deste tipo. Em todo o mundo esse mercado movimenta por ano R$ 4 trilhões. E a participação mundial dos carros de luxo nesse bolo também é de 50%.
Fato que contribui para o Brasil estar em uma posição tão elevada do ranking é o preço dos carros no país. Um exemplo da pesquisa é a Ferrari 488 GTB 2019, que nos Estados Unidos sai por US$ 256,5 mil, cerca de R$ 1 milhão. No Brasil o modelo custa R$ 2,77 milhões, o equivalente a US$ 730 mil.
A pesquisa realizada também revelou que 40% dos compradores de artigos de luxo têm entre 26 e 35 anos e outros 24% estão na faixa dos 36 aos 45. Eles se concentram principalmente nas Regiões Sul e Sudeste.
Veículos premium
Segmento deve movimentar R$ 15 bilhões em 2019
Carros de luxo representam metade dos gastos com bens de alto valor
