A Mitsubishi lança o novo Pajero Sport 2020. Completamente renovado, chega com pacote tecnológico aprimorado e foco no desempenho para se impor como o produto top de linha da marca.
Com 4,78 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,80 m de altura e 2,80 m de entre eixos, o Mitsubishi Pajero Sport 2020 tem um espaço amplo para sete pessoas, oferecendo ainda um porta-malas com 571 litros, podendo chegar a 1.731 litros com duas fileiras rebatidas.
Visualmente, o SUV vem com a linha de estilo Advanced Dynamic Shield, que se caracteriza por avanço das laterais sobre o para-choque, estreitando a grade numa superfície de baixo relevo e tendo lâminas cromadas na parte superior.
Visual arrojado
O aspecto visual é bem expressivo, os faróis full LED são dotados de luzes diurnas em LED e molduras cromadas. Sob a grade central, o para-choque adota um desenho mais fluido e com molduras pretas nas extremidades, onde se encontram os faróis de neblina.
Com frente bem fluida, o modelo apresenta carroceria volumosa, bem como barras longitudinais e ressaltos que reforçam a proposta utilitária do veículo. O SUV tem ainda um defletor de ar no teto bem proeminente. Os retrovisores com capas cromados são de bom tamanho e possuem rebatimento elétrico, além de repetidores de direção.
As rodas de liga leve são aro 18 polegadas com pneus 265/60 R18. Estas apresentam design imitando lâminas e bom aspecto geral. Na traseira, as lanternas em LED possuem desenho triangular, com extensão em direção ao para-choque.
O novo Mitsubishi Pajero Sport 2020 vem com suspensão dianteira de duplo braço triangular e traseira com eixo rígido e braços triplos. Molas helicoidais e amortecedores progressivos compõem o conjunto, que ainda tem barras estabilizadoras nos dois eixos.
Tecnologia prevalece
Por dentro, o Pajero Sport tem um ambiente parecido com a L200 Triton Sport, sendo que o painel difere na parte central, onde os difusores de ar são mais verticais e o acabamento cinza brilhante desce para o túnel central, que é mais vistoso, tendo alavanca de câmbio com aspecto mais moderno.
Próximos, ficam o seletor de tração Super Select II com as opções 2H para tração 4×2 (traseira), 4H para tração 4×4 integral, 4HLc para tração 4×4 parcial e 4LLc para tração 4×4 parcial e reduzida. Há também controle de descida ajustável, freio de estacionamento eletrônico, ar condicionado dual zone, partida por botão entre outros.
O cluster é colorido e tem display central TFT com animações relativas às funções do veículo, onde é possível reproduzir os modos de condução Gravel, Mud/Snow, Sand e Rock, uma novidade que altera o funcionamento de motor, câmbio, freios, tração e estabilidade.
O volante é bem sofisticado. Tem comando para tudo, incluindo controle de cruzeiro adaptativo e limitador de velocidade, além de mídia, telefonia e computador de bordo. Em couro, ele também apresenta ajuste de profundidade e altura, bem como paddle shifts.
A multimídia tem tela de 7 polegadas e vem com os sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, bem como câmera de ré, Bluetooth, Wi-Fi, entre outros. O ambiente ainda é dominado por bancos em couro bem confortáveis. Os assentos e encostos envolvem bem o corpo. Na segunda fileira, existe um comando independente de ventilação do ar, que sai através de difusores instalados no teto, inclusive para a terceira fileira.
O banco é bipartido e tem ajustes de encosto e distância, além de permitir acesso aos últimos bancos através de rebatimento. O espaço é bom, sendo razoável para quem vai na última fileira. Nesta, os encostos são ajustáveis.
Para fechar o pacote, o Pajero Sport 2020 tem frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e sistema de mitigação de aceleração involuntária, evitando que o motorista acione erroneamente o acelerador ao invés do freio durante manobras.
O SUV tem sete airbags com os de cortina abrangendo toda a lateral. A direção é hidráulica e os freios são a disco nas quatro rodas. Os pneus são de uso misto e há sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Pronto para qualquer terreno
O motor MIVEC 2.4 turbo diesel com injeção Common Rail é o mesmo da L200 Triton Sport, entregando igualmente 190 cavalos e 43,9 kgfm. O que muda é o câmbio automático, de oito marchas com conversor de torque. Assim, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e tem máxima de 190 km/h, pesando 2.130 kg.
O Pajero Sport é um veículo de proposta mista com grande capacidade no fora de estrada. A novidade é que surgiram quatro modos de condução, que melhoram as respostas do utilitário esportivo no fora de estrada, devendo-se escolher a opção indicada para cada terreno, como areia, lama ou pedra, por exemplo.
A direção hidráulica é bem ajustada, o que garante mais conforto ao dirigir, assim como o bom câmbio de oito marchas. O conjunto de suspensão privilegia o conforto. Os freios atendem bem, mesmo se bem exigidos.