Quase 6 mil eleitores podem ter  o título cancelado em Estrela

Estrela

Quase 6 mil eleitores podem ter o título cancelado em Estrela

Prazo para biometria encerra amanhã. Mais de 23% dos eleitores ainda não fizeram o recadastramento

Quase 6 mil eleitores podem ter  o título cancelado em Estrela

Voni Thereza Loposzinski tem 74 anos e, pela legislação eleitoral, não é mais obrigada a votar. Mesmo assim, a escritora e contabilista aposentada foi até o cartório eleitoral do município ontem à tarde para fazer a biometria e garantir seu direito ao voto nas eleições de 2020.
“Necessário não é, mas eu faço questão de continuar participando. Um voto pode fazer a diferença. Lógico que o leitor anda um pouco decepcionado com a política, mas, ao mesmo tempo, tem que colaborar e tentar mudar o país”, defende.
A empregada doméstica Vanderleia Camargo de Lima também buscou a regularização do seu título na tarde de ontem. “É importante votar para poder melhorar a cidade, para termos um bom prefeito e uma boa administração”, diz. Apesar de uma pequena fila, o procedimento todo durou cerca de 15 minutos.

Um a cada cinco estão irregulares

Assim como Voni e Vanderleia, cerca de 300 eleitores estrelenses buscaram o cartório ao longo do dia de ontem.
Amanhã é o último dia para o recadastramento biométrico no município. Faltam 5,9 mil dos 25,6 mil eleitores da cidade, de acordo com atualização do site do Tribunal Regional Eleitoral às 18h. O número representa 23,2% do eleitorado, pouco mais de um a cada cinco.
“Quem tem o título de eleitor em Estrela e ainda não fez a biometria precisa comparecer”, alerta o chefe do cartório eleitoral, Sandro Ferrari.
Ele explica que quem não regularizar a situação dentro do prazo terá o título cancelado. Entre as consequências do cancelamento, Ferrari cita o impedimento de obter passaporte, fazer matrícula em instituição de ensino superior, contrair empréstimo junto a bancos públicos ou fazer cadastro na plataforma e-social.
Para os servidores públicos, as sanções podem ser mais severas, como o não recebimento do salário.
2019_08_20_Matheus Chaparini_Matéria biometria estrela BONECO VANDERLEIA

Último dia

Apesar das sanções, os eleitores que tiverem o título cancelado têm ainda até maio de 2020 para quitar a situação eleitoral e votar nas eleições municipais. Ferrari esclarece que o prazo vale apenas para o recadastramento biométrico. Transferência de município, primeiro título de eleitora e demais serviços não tem a mesma urgência.
Para fazer a biometria, o cidadão precisa comprovar vínculo de moradia ou trabalho com o município.
Hoje e amanhã, o cartório eleitoral de Estrela funciona das 9h às 18h. O endereço é rua Dr. Tostes, 180, Centro.
 

MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais