“A Teutofrangofest está consolidada para os próximos anos”. A frase, do presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, sintetiza o sentimento dele e dos demais organizadores do evento, que encerrou a terceira edição nesse domingo, 18. A festa, que coloca o setor avícola em evidência, é mais uma programação que reforça a alcunha do Vale do Taquari como o “Vale dos Alimentos”.
Foram três dias de atrações diversas na Associação de Funcionários da Languiru, com destaque para a gastronomia, a descontração e a música ao vivo. Mais de 3 mil pessoas circularam pelo evento, segundo os organizadores, quase o dobro do público da edição passada.
Bayer, considerado o idealizador da Teutofrangofest, diz se sentir orgulhoso de ver o evento alcançar um novo patamar. “Criamos a festa com o objetivo de mostrar a pujança das nossas propriedades do setor avícola e sua importância para a região e o estado. É um evento estadual. Esta edição consolida a Teutofrangofest para os próximos anos”, salienta.
Bayer lembra que a Teutofrangofest mostra a importância econômica e social que o setor possui para o município. “É um setor muito representativo, com grande geração de emprego e renda. Contamos com indústrias muito equipadas, que possibilitam o lançamento de produtos diferenciados no mercado”.

Com sucesso de público, organizadores estudam mudar o local da festa
Balanço oficial e mudança de local
Nos próximos dias, a comissão organizadora deve se reunir para avaliar a 3ª Teutofrangofest, com a divulgação do balanço oficial do evento. Também deve ser confirmada a próxima edição. A tendência é de que a festa siga ocorrendo anualmente.
Dirceu Bayer antecipa que a Teutofrangofest deve ter novo endereço a partir de 2020, visando maior comodidade a expositores e ao público. “Para continuarmos primando pelo bom atendimento, precisaremos de um local maior. Por isso, a próxima edição deve acontecer no Centro Administrativo”, salienta.
A cadeia produtiva das aves representa 39% do setor primário e 9,22% da economia de Teutônia. Já o Vale do Taquari responde por 28% da produção avícola no RS.
Palestra
A Teutofrangofest também contou com palestra especial na manhã de sábado. Com o tema “Cooperativismo: instrumento de desenvolvimento local e regional”, o professor e mestre em Gerência de Cooperativas, Derli Schmidt, trouxe números e ações que mostram o potencial do cooperativismo como grande ferramenta na geração de emprego e renda.
“O Vale do Taquari pode ser considerado o ‘Vale do Silício’ do cooperativismo brasileiro, com inúmeros exemplos do desenvolvimento sustentável, modelo de negócio do futuro. Onde há cooperativismo, a comunidade é mais desenvolvida e vive melhor”, citou.
MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br