O Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, recebe a partir de hoje expositores de todos os cantos do Rio Grande do Sul, de outros estados do país e até do exterior. Cerca de 48 mil pessoas devem circular pelos estandes da 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas) até o encerramento, na quinta-feira.
Dos 372 expositores confirmados para a Expoagas, 14 são originárias do Vale do Taquari e três possuem fábricas na região. Eles representam alguns dos setores mais importantes para a economia regional, como o ramo dos alimentos, dos cosméticos, das bebidas e da higiene e limpeza.
Entre os expositores da região, está a Cooperativa Languiru, que lançará dez novos produtos na Expoagas. De todos, o que mais chama a atenção é o Leite Origem, que foi apresentado a profissionais da imprensa na manhã de ontem, 19, na sede administrativa. Houve também visitação a uma propriedade, em Linha Clara, interior de Teutônia, e degustação de produtos.
O Leite Origem, em síntese, é um produto que preserva suas características naturais de suas matérias-primas, indo direto da propriedade para a indústria, e envasado em até 24 horas. A cooperativa o trata como o “lançamento do ano”.
Garantia de segurança alimentar
Segundo o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, o Leite Origem é resultado de um trabalho desenvolvido em cinco propriedades rurais selecionadas de associados da cooperativa, certificadas pelo programa de Boas Práticas na Fazenda.
“É um produto especial, inédito no país e no mundo. Não se usa nenhum estabilizante, pois é totalmente natural. Ele representa uma garantia de segurança alimentar ao consumidor”, salienta, exaltando também a parceria firmada no ano passado com a Univates, para a inovação em produtos alimentícios.
Nova roupagem
Outra grande cooperativa do Vale do Taquari, a Dália Alimentos marcará presença pelo sexto ano na Expoagas. A novidade apresentada neste ano, segundo o supervisor de Marketing, Nei Quinto Barzotto, será a nova roupagem do Leite UHT. O produto ganhou mais cores em suas embalagens, visando facilitar a vida do consumidor.
“A ideia é deixar o layout mais suave. Estávamos com o mesmo há cinco anos. Trabalhamos com cores bem distintas, facilitando a visualização do tipo de leite que o consumidor estará ingerindo”, salienta.
A Dália também levará produtos das áreas suínas e da avicultura, além de uma nata de menor quantidade, visando atender a um determinado público. “Hoje o mercado todo trabalha com 300 gramas. Mas com a redução do número das pessoas nas famílias, sobra nata e o produto vai fora. Foi feito um estudo e se chegou a esse produto com 250 gramas”, cita.
Barzotto lembra ainda que a cooperativa patrocinará a palestra Agas Jovem, que acontece na quinta-feira, 22. O evento debaterá as tendências e mudanças no mercado, tendo como convidado o CEO do iFood, Carlos Eduardo Moysés.
R$ 520 milhões em negócios
Segundo o presidente da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas), Antonio Cesa Longo, a projeção da entidade neste ano é de que sejam movimentados cerca de R$ 520 milhões em negócios durante os três dias da Expoagas.
Longo ressalta que um dos destaques da Expoagas é a variedade de palestras e oficinas, que buscam a capacitação. “Cerca de 20% dos participantes devem passar pelas palestras”, explica.
Ao todo, a Expoagas abrangerá 109 segmentos e, no total, devem ser lançados cerca de 800 produtos inéditos, focados cada vez mais na qualidade de vida e na saudabilidade. “O consumidor está muito atento. A indústria lança mais produtos a preços competitivos e com mais qualidade. Daqui duas semanas, após a feira, eles já estarão buscando esses lançamentos no país inteiro”, afirma.
Cesa também projeta um cenário mais favorável com medidas recentes do governo, como a liberação dos saques de até R$ 500 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a partir de setembro. “O Brasil vive ainda uma crise, com desemprego, falta de investimentos e de infraestrutura. Por isso, existe a expectativa do consumidor aproveitar os saques do FGTS para saldar dívidas e buscar novos créditos. Ele está cada vez mais responsável e atento”.
MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br