Cidades da região recebem comitivas que trazem a chama simbólica da pátria. A Liga da Defesa Nacional (LDN) dividiu o efetivo para atender o maior número de cidades. Pelo Vale, o grupo comandado pelo coronel Ataíde Moraes Rodrigues esteve em Estrela e Lajeado na manhã de ontem.
A primeira passagem do grupo foi em Estrela. Prestigiaram o evento o comandante do 40º BPM, major Cássio Conzatti, o secretário municipal de Educação Marcelo Mallmann, secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Braun, coordenadora interina da 3ª CRE, Cássia Cristina Benini, representantes do Lions Clube de Estrela, Ilaine Hunecker e David Hunecker e representantes do Rotary Club de Estrela, Leni Diedrich e César Augusto Pereira da Silva.
Em seguida, foi a vez de Lajeado. O grupo foi recepcionado junto ao Monumento do Imigrante, na Av. Senador Alberto Pasqualini. A pira foi acesa no quartel do Corpo de Bombeiros.
Conforme o coronel Moraes, a primeira vez em que essa cerimônia do Fogo Simbólico da Pátria ocorreu foi em 1937. “Este ano, percorrerá cerca de 12 mil quilômetros, passando por 150 municípios. É nossa forma de contribuir para robustecer o patriotismo e incentivar o amor à pátria”, afirmou.

Em Bom Retiro do Sul, pira foi acesa na manhã de ontem
A chama permanece acesa no quartel até o dia 1º de setembro, quando será então apresentada no evento de abertura da Semana da Pátria, no Parque dos Dick, e depois permanecerá acesa no Largo da Prefeitura de Lajeado até o dia 7 de Setembro.
Programação em Lajeado
A Semana da Pátria será aberta com um evento no Parque dos Dick, no dia 1º de Setembro, às 16h. A abertura terá apresentação da banda Adolescente Legal com Música, mantida pela Alsepro, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Viena. Após, a Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje) encerra o evento.
Até o dia 7 de setembro, as escolas da rede municipal realização atividades e eventos em comemoração à data. O tema deste ano é o “Pacto Lajeado pela paz”.
FILIPE FALEIRO – filipe@jornalahora.inf.br