Há exatos 122 anos, a principal cidade do Vale tinha 25 animais domésticos cadastrados em um caderno de capa dura, denominado “Matrículas dos Cães da Villa do Lageado”. O documento resguardado no Arquivo Histórico do município comprova: em 1897 o Poder Público já estava preocupado com os cachorros de rua. Hoje, mais de um século depois, o problema persiste e só não é pior graças ao trabalho insistente de dezenas de voluntários.
Nesta semana, na câmara de Lajeado, o público acompanhou a manifestação emocionada de Ana Rita da Silva Azambuja , fundadora e presidente da ONG Amando, Protegendo e Ajudando Muitos Animais (Apama). Ela recebeu uma justa homenagem do Poder Legislativo, em uma iniciativa dos vereadores Carlos Ranzi (MDB) e Neca Dalmoro (PDT). Foi condecorada com a Comenda Doutora Regina Aesse Nöthen, uma das mais altas distinções concedidas na cidade.
Ana nasceu no município de Júlio de Castilhos, em 1972. Na infância humilde, já alimentava a vontade de fazer algo que não fosse somente para si. Em 2014, fundou a Apama e abriu a própria casa para abrigar cães abandonados ou vítimas de maus-tratos. A partir de então, já são mais de três mil animais doados para moradores do Vale do Taquari e até de outras regiões do Estado. Uma média de quase 600 cachorros retirados das ruas de Lajedo a cada ano.
No Vale do Taquari, e mesmo em Lajeado, há outros bons exemplos desse mesmo voluntariado ligado à causa animal. Em cidades vizinhas, podemos citar a Associação de Proteção aos Animais Arroio-meenses (APAAM); a Associação Encantadense e Defesa dos Animais (AEDA); o Instituto de Proteção Animal “Os Salvadores”, de Taquari; a Associação Estrelense de Proteção aos Animais (AEPA); e a Associação Protetora dos Animais de Teutônia (APANTE). Todos, sem exceção, merecem o nosso incondicional apoio.
É claro, e assim como quase tudo na vida, há sempre os dois lados da moeda. Alguns espaços causam certo incômodo em vizinhos e, tal como os voluntários, esses moradores também precisam ser respeitados. E é diante disso, e sabedores da importância do trabalho voluntário, que os gestores públicos precisam atentar cada vez mais para os subsídios necessários para as ONGs. Além da educação humanitária, estamos tratando seriamente de saúde pública. E não é admissível cruzar os braços para este problema!
Universidade do Vale do Taquari
Na tarde dessa quinta-feira, o prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti (PSDB), se reuniu com o presidente do Legislativo, Luciano Moresco (PT), e o secretário da Gestão Financeira, André Konrad. Eles receberam o reitor da Univates, Ney Lazzari, as representantes do Tecnovates, Cíntia Agostini e Simone Stülp, e o professor Carlos Cyrne. Na pauta, propostas nas áreas de inovação, empreendedorismo e tecnologia para reutilizar o espaço da universidade no município, focando principalmente nos setores da erva-mate (região alta) e cosméticos.
PP em Estrela
Os Progressistas estão se organizando em Estrela. Mas são muitas dúvidas em relação ao futuro da sigla em 2020. Há quem diga que o empresário Pedro Barth é o nome para ser o candidato a prefeito. Nessa semana, ele criou uma página pessoal no Facebook, o que aumentou ainda mais as especulações. Por outro lado, há quem aposte na aproximação do PP com o MDB e PSDB. Nessa quarta-feira, líderes desses partidos se reuniram. Ainda não há um nome definido para essa eventual coligação. Muitos querem Valmor Griebeler, e outros tantos apostam no Comandante Cesar. Ainda é tudo muito incipiente, claro.
Homenagem
O secretário de Cultura e Turismo de Estrela, Marcelo Braun (PSDB), assina convite para uma homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado estadual, Hélio Musskopf. O evento ocorre no próximo dia 22, às 19h30min, no Colégio Santo Antônio. E conta também com o apoio do Memorial da Aepan-ONG, por meio do diretor, Airton Engster dos Santos.
Belvedere em Lajeado
Presidente do Comitê Gestor de Revitalização do Centro Histórico, o advogado André Jaeger entrou em contato para solicitar, em nome da entidade, um agradecimento ao Governo Municipal de Lajeado. “Enviamos ofício para o Setor de Agricultura, solicitando providências para a recuperação dos belvederes da beira do Rio Taquari. Eles recuperaram o belvedere Aldino Aloísio Gallas, e ficou lindo”, escreve. Feito o registro, eu deixo outro pedido: precisamos de melhorias na ciclovia e na iluminação da Rua Osvaldo Aranha!
Aves mortas em Teutônia
A Secretaria de Meio Ambiente de Teutônia precisou lançar uma nota pública na tarde dessa sexta-feira para tentar acalmar os ânimos da população. Tudo em função da derrubada de uma araucária na quarta-feira, na praça localizada ao lado da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Redentor, no Bairro Canabarro. Logo após o corte, e conforme matéria publicada no A Hora dessa sexta-feira, vídeos foram compartilhados. Nas imagens, dois pássaros mortos em seus ninhos. A cena é triste. Mas não creio em “crueldade” por parte dos profissionais responsáveis pelo serviço, que incluíram um renomado biólogo da cidade.
O PDT no Vale
Segundo articuladores da política regional, o coordenador geral da Famurs e ex-prefeito de Arvorezinha, José Odair Scorsatto, assumiu o protagonismo regional dentro do PDT após a saída do ex-deputado, Enio Bacci. Nas últimas semanas, cumpriu agendas em mais de 20 municípios da região. Na quinta-feira, por exemplo, passou em Teutônia, onde reuniu pré-candidatos para as eleições de 2020 dos municípios de Bom Retiro do Sul, Paverama e Poço das Antas.