Obra cria rota alternativa para Conventos e Santa Clara do Sul

ABERTURA DA BENJAMIN CONSTANT

Obra cria rota alternativa para Conventos e Santa Clara do Sul

Prolongamento da avenida até a rua das Flores é promessa de campanha do governo Caumo

Obra cria rota alternativa para Conventos e Santa Clara do Sul

Pedido antigo da comunidade do bairro Conventos, a abertura da avenida Benjamin Constant começa a se tornar realidade. Nessa quinta-feira, as máquinas da administração municipal deram início aos trabalhos.
 
A avenida será estendida por 1,5 km, interligando as vias Felipe Otto Blum, que margeia o aterro sanitário, até a Rua Guilherme Armange, no Bairro Conventos, que tem sua continuação no município vizinho com o nome de Rua das Flores. O traçado da avenida será mantido, em uma linha reta.
 
Nos primeiros 400 m, a via terá largura de 30 m. No restante do trajeto, o governo lajeadense vai abrir 15m de largura. O restante fica no território do município vizinho.
 
A obra será tocada somente com recursos próprios. Ainda não há previsão de tempo de duração e custo total. “Começamos a abertura e, na medida do possível, vamos trabalhar nela”, projeta o coordenador de Captação de Recursos e Projetos Especiais de Lajeado, Isidoro Fornari Neto.
 
Hoje a avenida tem cerca de 8,5 km, iniciando próximo à beira do Rio Taquari e seguindo até as proximidades do aterro sanitário, no bairro Conventos.
 
A abertura da continuação vai criar uma opção de acesso ao Centro de Lajeado para quem vem do bairro Conventos e de outros municípios como Santa Clara, Forquetinha, Sério e Canudos do Vale.
 
Eixo de crescimento
O novo trecho cria opção de trânsito, desafogando a ERS-421 e a ERS-413. Com a extensão, diversos terrenos de difícil acesso ganharão frente para a via. Fornari explica que os objetivos da obra são criar uma opção de acesso e criar uma infraestrutura que permita o crescimento do município.
 
“Quando abrimos a Benjamin do Montanha até onde é hoje, não havia nenhuma perspectiva de investimento naquela região. Com a abertura se criou um novo eixo de crescimento”, recorda.
 
Aprovação da comunidade
De acordo com a presidente da associação de moradores do bairro Conventos, Celi Ulrich, a intervenção é considerada positiva pela comunidade.
 
“Um grande problema que enfrentamos hoje no bairro é o trânsito em horários de pico. Pegamos congestionamento no próprio bairro na ERS e depois também na BR-386”, avalia.
 
A continuação da avenida era uma reivindicação dos moradores do Conventos. Celi cita ainda a duplicação da ponte sobre a ERS-130, confirmada esta semana pelo governo municipal e que deve eliminar um gargalo do trânsito.
Além da melhoria na mobilidade, ela acredita que a obra vá atrair novos negócios ao bairro. “Para nós do bairro, vejo só vantagens”, conclui.
 

MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais