Tia Chica lança Aventuras de Verão

lajeado

Tia Chica lança Aventuras de Verão

Livro infantil conta as aventuras de quatro crianças pelo Rio Taquari-Antas

Tia Chica lança Aventuras de Verão

Em evento realizado ontem de manhã, no auditório do Sesc, ocorreu o lançamento do livro infantil “Aventuras de Verão nos vales do Rio das Antas e do Rio Taquari”, da escritora Ana Cecília Togni, a Tia Chica. O ato contou com a presença dos secretários municipais da Cultura, Esporte e Lazer Carlos Reckziegel e de Educação Vera Plein; do diretor do Grupo A Hora Adair Weiss, entre outros. O auditório esteve lotado com alunos das escolas Gustavo Adolfo, Ceat, EMEF Capitão Felipe Dieter e da Apae.
A publicação do livro foi viabilizada pelo Grupo A Hora e Affecto Assessoria e Produção Cultural, tendo na coordenação Ana Lúcia da Silva. A obra foi custeada com recursos do Imposto de Renda com os benefícios fiscais da Lei Rouanet, através da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania. O projeto contou com o patrocínio das empresas: Bebidas Fruki, Bremil e Girando Sol.
Adair Weis, em seu discurso, enfatizou a importância da leitura de livros. “Ler textos escritos em papel tem seis vezes mais de memorização em comparação aos em meio digital, como celular e computador”, exemplificou ele. Weiss disse também que “as pessoas que leem são mais sábias”. Recomendou aos alunos para não se deixarem dominar pelo celular. “Nós precisamos controlar a tecnologia e não deixar que ela nos domine, para crescer como indivíduo e como sociedade”.
Ele elogiou a obra da Tia Chica, que “escreve histórias para serem lidas e contribuem com o imaginário e a cultura das pessoas”.
O secretário Carlos Reckziegel disse que para escrever um livro é preciso ter estudo e fazer muita pesquisa, “e foi o que a Tia Chica fez”. Ele enfatizou que ler é importante para ampliar os conhecimentos. Destacou o trabalho do Grupo A Hora em realizar projetos de publicação de livros.
A escritora Ana Cecília Togni disse que “os personagens do livro são reais, as histórias fictícias, os lugares existem e tem como referência o Rio Taquari-Antas”. Ela chamou para o palco os quatro alunos que dão vida aos personagens e os adultos que contaram histórias e fazem a narrativa do texto. Entregou um exemplar autografado para cada um. Ana Cecília agradeceu o apoio do Grupo A Hora que viabilizou a publicação do livro e a todos que contribuíram para realizar o projeto.
Na sequência aconteceu a apresentação do Grupo Doadores da Alegria, liderados por Gilberto Schmidt, que contou uma história para as crianças e brincou com o público.
Após a solenidade, a autora autografou livros e todas as crianças receberam cuca e calça virada, que são receitas ensinadas pelos personagens do livro.
 

DEOLI GRÄFF – deoli@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais