A palestra com Alexandre de Santi, do site The Intercept Brasil, é a chance para adoradores e depreciadores questionarem – olho no olho – um dos editores da “Vaza Jato”. Uma oportunidade rara para jornalistas e sociedade em geral avaliarem um debate contemporâneo, que vem sendo repercutido nos quatro cantos do mundo. E sobre isso, é preciso registrar na história a posição dos vereadores Carlos Ranzi (MDB), Mozart Lopes (PP) e Adi Cerutti (PSD). Os três anseiam, direta ou indiretamente, pela prisão de um jornalista. “Pode ser que até o evento ele esteja preso […] Dá para dar uma tranquilidade maior”, disse Ranzi, em tom jocoso.
Há muitos lajeadenses se posicionando de forma educada contra a palestra, pois isso também faz parte do jogo democrático. Outros buscam pressionar de forma dissimulada os reitores da Univates. Esses, e tal como os três vereadores, alimentam o culto à ignorância e ao obscurantismo. Inevitavelmente, ganharam proporções nacionais na tarde dessa quarta-feira. O fundador do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald, twittou sobre as manifestações dos três parlamentares lajeadenses. “Não são apenas autoritários, mas também mentirosos compulsivos”, afirmou o norte-americano.
Greenwald foi além. Ele falou sobre duas frases de Mozart Lopes, o líder de governo na câmara. Na primeira, o Progressista afirma que o site “comprou a preço de ouro informações hackeadas de autoridades máximas do Brasil”. Na segunda frase, disse que o ex-deputado federal Jean Willys (PSOL), o seu substituto, David Miranda (PSOL), e o próprio Greenwald formam um “trio amoroso”. As declarações foram rechaçadas pelo fundador do site. “São mentiras imundas (aromatizado com homofobia, como sempre)”, escreveu. O debate está marcado para o dia 18 de setembro. E não tem data para acabar!
Marjorie e a Mina Guaíba
A lajeadense Marjorie Kauffmann está no meio de um turbilhão. Presidente da Fepam, ela pode participar da audiência pública determinada pelas instâncias estadual e federal do Ministério Público (MP) para instruir os respectivos expedientes investigatórios acerca do projeto Mina Guaíba. O debate será na próxima terça-feira, em Porto Alegre. Há uma forte demanda social em função do empreendimento de mineração estar situado a menos de 500 metros da Área de Preservação Ambiental e a mil metros do Parque Estadual Delta do Jacuí. Localizada na Região do Baixo Jacuí, em Eldorado do Sul, a mina tem previsão de extração de 200 milhões de toneladas de carvão, investimento de US$ 1,5 bilhão e produção de 2 milhões de metros cúbicos diários de gás.
PSL em Lajeado
O PSL se articulou em Lajeado e foi homologado nessa terça-feira. O partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, vem crescendo de forma exponencial na região. Na principal cidade do Vale do Taquari, e seguindo exemplos de outros municípios, os articuladores da sigla estão ligados à área da segurança pública. Vinícius Renner, Coordenador Municipal de Trânsito, e Paulo Locatelli, Secretário de Segurança na gestão de Marcelo Caumo, são oriundos das fileiras da BM e serão os coordenadores. Ambos, por sinal, desempenham um belo trabalho na cidade. Também fazem parte membros da PRF, Susepe, BM, PC e Corpo de Bombeiros.
Procon e o Vale
Na segunda-feira, o prefeito de Teutônia e presidente da Amvat, Jonatan Brönstrup (PSDB), solicitou novas informações junto ao Procon/RS. Ele quer agilidade nas demandas sobre as queixas aos serviços de telefonia e energia elétrica na região. Para isso, também provoca a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa. A intenção é provocar e pressionar ao máximo a concessionária.
Sest/Senat no Vale
Gilberto Storgatto, Supervisor do Sest/Senat no Rio Grande do Sul, visitou as prefeituras de Lajeado e Estrela nessa quarta-feira. Ele está à frente das negociações para a ampliação da unidade. Para tal, busca uma área de seis mil metros quadrados. Para o Vale do Taquari, é de suma importância que, independente do município, a entidade – que hoje está instalada em um pequeno prédio próximo à ERS-130 (foto) – permaneça na região. E com certeza ambos os prefeitos estão cientes disto.
Empresa Gaúcha
O Diretor Administrativo Financeiro da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), André Arnt, é um profissional com boas relações com Lajeado e região. Desde que assumiu o cargo, vem trabalhando em conjunto com o chefe do Setor de Projetos Especiais da prefeitura lajeadense, Isidoro Fornari, para solucionar o histórico problema junto ao trevo da BRF, no entroncamento entre a ERS-130 e a ERS 413 – rodovia que interliga a cidade com Santa Clara do Sul. Já em Encantado, o promotor de justiça, André Prediger, pede a remoção da praça de pedágio.