O frio que se instalou sobre a região ao longo desta semana começa a perder força. As temperaturas sobem gradativamente até sábado. No domingo, ingresso de massa de ar frio traz nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva.
As projeções indicam que os períodos de frio começam a ficar escassos, alternados a momentos com temperaturas mais elevadas.
“Ainda podem ocorrer períodos com temperaturas baixas e geada. Porém, como nos encaminhamos para o fim do inverno, estes momentos serão alternados por outros com temperaturas mais elevadas”, projeta a coordenadora do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates.
Frio, geada e um grau
Uma intensa massa de ar seco e frio ingressou sobre o Estado na terça-feira. Esta massa provocou neve na Argentina e Uruguai, além de chuva congelada em cidades do extremo sul gaúcho.
Ontem, o dia foi ensolarado e frio. A temperatura mínima registrada pela estação meteorológica da Univates, foi de 2,1°C, às 6h35min. Já em Teutônia, segundo a estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a mínima foi de 1,1°C, às 6h.
Hoje, essa segue atuando sobre o território gaúcho. Na região, a previsão é de um dia de sol com algumas nuvens e temperaturas chegando aos 21°C. Na sexta-feira, pouca coisa muda e o sol aparece com nebulosidade variável.
Calor e pancadas de chuva
O sábado deve ser um dia quente ensolarado no Vale do Taquari. Enquanto o amanhecer e a noite apresentam temperaturas amenas, a tarde será quente e deve chegar aos 29°C
No domingo, nova frente fria avança gradativamente sobre o estado, fazendo com que a nebulosidade se intensifique. Podem ocorrer pancadas de chuva ao longo do dia. Não se descartam temporais em pontos isolados da região. As temperaturas apresentam redução ao longo do dia.
MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br