Há dois anos, Daniela Machado Pinna, 21, se tornou atleta profissional de Muay Thai, uma das artes marciais mais praticadas no país. Com um currículo de 16 vitórias e três derrotas, já coleciona títulos mesmo com a carreira ainda no início. É tricampeã gaúcha e bicampeã nacional em sua categoria, e integra a seleção brasileira. Também dá aulas da modalidade para mulheres
Por que você decidiu praticar Muay Thai profissionalmente?
O Muay Thai entrou na minha vida há quatro anos. Minha mãe e minha irmã, na época, eram praticantes. Eu comecei com o objetivo de perder peso e também pela questão da saúde, de me cuidar mais. Em 2017, meu professor me inscreveu em um campeonato, em Caxias do Sul. Fui presenteada com a inscrição bem na data do meu aniversário. Saí com a vitória e estava muito feliz de ter me encontrado dentro do esporte. Comecei a participar de outros torneios e a me destacar.
Como é a sensação de entrar em uma competição e representar sua academia?
É uma sensação única, de muita adrenalina. No início até ficava um pouco nervosa. Nesses dois anos que estou competindo, venci muitas lutas e participei de diversos torneios no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e até no exterior, em Buenos Aires e no Uruguai. Também recebi convite para fazer parte da seleção brasileira de Muay Thai. Algumas conquistas foram muito especiais, por ser contra adversárias que eu admirava o trabalho pelas redes sociais.
Como é a rotina de uma atleta profissional de Muay Thai?
Hoje, eu sou lutadora e professora na Rede Black Belt Pró-Academias. Treino pela manhã e tarde e faço também uma hora de corrida por dia. À noite, dou aulas para mulheres. Na preparação para torneios e lutas, aumentamos o ritmo de treinos e tenho uma alimentação mais controlada. Tenho luta marcada para o dia 24. Estamos trabalhando duro para conquistar o topo do esporte, levando o nome e a bandeira da academia e Lajeado para outros cantos do mundo.
O que a prática do esporte te trouxe?
Me trouxe muita disciplina, respeito, mais disposição e também um cuidado maior com a saúde e o meu corpo. E também ajudo pessoas a conquistarem seus objetivos, assim como, um dia, meu professor Jefferson Santos estava de portas abertas para me ajudar a alcançar o meu objetivo.
MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br