Convicção?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Convicção?

A câmara de Estrela conta hoje com 13 vereadores titulares. Na sessão dessa segunda-feira, o parlamentar do PV, Marco Wermann, iniciou um interessante debate. Para ele, é preciso reduzir o número de representantes do povo no plenário estrelense. A sugestão é baixar para nove cadeiras já para a próxima legislatura, gerando assim uma economia de R$ 1,8 milhão durante os quatro anos. É uma manifestação polêmica e que até o momento não vem acompanhada de um projeto de lei. Para tal, é necessária a assinatura dele e de outros quatro colegas. Já entre os eleitores, a dúvida é: o vereador age por convicção ou demagogia?
2019 08 14 ARQUIVO_COLUNA MARTINI_foto principal
Wermann votou a favor do aumento no número de vereadores durante a Legislatura 2009-2012. Na época, ele ainda era filiado ao PT. Agora, passados tantos anos daquela decisão – que elevou de nove para 13 cadeiras –, e já predisposto a não concorrer em 2020, ele mudou de opinião. Inevitavelmente, esses ingredientes abrem margem para a desconfiança por parte do eleitorado. Afinal, quais são as intenções dele com esse pronunciamento? Por que mudar de ideia de forma tão brusca? E por que fazer isso após três mandatos?
Esse mesmíssimo movimento foi realizado com sucesso em Nova Petrópolis, recentemente, e eu fiz questão de elogiar a iniciativa aqui neste espaço. E reitero. Cidades com população abaixo de 50 mil habitantes não precisam mais do que nove vereadores. É o caso de Estrela, de Arroio do Meio, Encantado, Teutônia e Taquari. É o caso, principalmente, de todos os pequenos municípios do Vale do Taquari. Até Lajeado, maior cidade da região em termos de população, estaria muito bem representada com apenas uma dezena de parlamentares – hoje são 15 titulares.
O debate é complexo e de difícil aprovação nas câmaras legislativas. Logo, cabe ao vereador de Estrela efetivar a proposta por meio de um projeto de lei e defendê-la a ferro e fogo. As insinuações sobre a sua posição devem ser ignoradas se de fato ele acredita na própria ideia. Afinal, as pessoas também mudam de opinião. É natural do ser humano. E este pode ser um daqueles casos em que um político se arrepende de posições tomadas no passado e tenta corrigir enquanto ainda há tempo. Mas eu reforço. Essa tese só será levada a cabo se Marco Wermann oficializar, perante os colegas, a proposta de redução.

Inovação à beira mar

2019 08 14 DIVULGAÇÃO COLUNA MARTINI_summit Cintia
Diversos representantes do Vale do Taquari participam do Innovation Summit Brasil 2019, realizado nesta semana no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis (SC). Entre eles, a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, e a diretora de Inovação e Sustentabilidade do Tecnovates, Simone Stülp. O principal objetivo do evento é formular proposições para estimular o investimento em empreendedorismo inovador no país, e definir ações voltadas ao fortalecimento da competitividade, dos ambientes promotores de inovação, da pesquisa científica, da interação entre instituições de pesquisas e empresas, da atração de capital, da cultura empreendedora, e da geração de emprego e renda.

PP, MDB, PT e PDT

Em Encantado, a relação do prefeito Adroaldo Conzatti (PSBD) com o vice-prefeito, Eloir Cardoso (PP), é ruim. O gestor teria dito, segundo parlamentares, que o Progressista “vale menos que um varredor de rua”. Na sessão plenária, Marino Dewes (PP) se manifestou. “Varredor de rua é uma profissão digna”. Por outro lado, Moresco (PT) e Diego Pretto (PP) demonstram harmonia. O último PL protocolado pela dupla prevê “exploração publicitária pelo Consepro em placas de trânsito”. Moresco, aliás, não descarta possível mudança de partido. “O PDT seria a 1ª opção. Sempre me considerei um ‘Brizolista’”, diz.

Salários em Estrela

2019 08 14 DIULGAÇÃO_COLUNA MARTINI_documento salario Estrela
Além do debate sobre a redução no número de vereadores, outro assunto polêmico deve vir à tona em breve. Os eleitores de Estrela ainda aguardam a discussão no plenário sobre o salário dos parlamentares. Durante a a campanha, João Braun (PP), Norberto Fell (PPS), Débora Martins (MDB), Volnei Zancanaro (PR), Márcio Mallmann (PP) e Valderes Oliveira da Rosa (PSDB) assinaram documento se comprometendo a apoiar projeto de lei para “redução dos subsídios”.

The Intercept na Univates

A Univates acerta em cheio ao trazer um dos editores do The Intercept Brasil no dia 18 de setembro. A instituição privada vai de encontro aos debates contemporâneos e, assim, abre espaço para o profissional falar sobre a postura ideológica do veículo de comunicação. E o melhor: abre espaço democrático para o questionamento – frente a frente, e não sob os véus das redes sociais – por parte de TODOS aqueles que desprezam a política editorial do site de jornalismo. O evento é aberto ao público. E qualquer tentativa de censurar a palestra não passará de pura demagogia por parte de quem, na verdade, está com medo do debate.

Assessores e Graduação

2019 08 14 DIVULGAÇÃO _ COLUNA MARTINI_documento Ranzi
Em 2016, durante a campanha eleitoral, Carlos Ranzi (MDB) buscava sua reeleição à câmara de Lajeado. Para tal, assinou documento de intenções junto ao Observatório Social. Entre as promessas do vereador, “apoiar ou, se necessário, apresentar projeto de lei que torne o curso superior pertinente ao cargo, um requisito essencial para a investidura no cargo em comissão de Assessor Parlamentar”. É um tema controverso. Para alguns, seria a “elitização” dos cargos. Para outros, uma justa “profissionalização” para justificar salários que passam de R$ 5,2 mil.

Gre-Nal e política

No próximo sábado, a partir das 10h, o PP e o PDT de Arroio do Meio promovem um Gre-Nal de integração. Será na sede campestre do CEAM. Para tal, foram convocados dezenas de filiados e simpatizantes das siglas. É mais uma prova da harmonia entre os dois partidos para o pleito de 2020. Ambos devem formar uma dura oposição do atual prefeito, Klaus Schnack (MDB), que buscará a reeleição.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais