“Uma das obras mais famosas é a Anta”

Notícia

“Uma das obras mais famosas é a Anta”

Mais conhecido pelo nome artístico “Vick”, o estrelense Tarcísio Sulzbach, 54, ganha reconhecimento nacional graças às pinturas e esculturas. Uma das obras mais famosas, segundo ele, é a “Anta”, que decora a praça no centro de Anta Gorda O senhor…

“Uma das obras mais famosas é a Anta”

Mais conhecido pelo nome artístico “Vick”, o estrelense Tarcísio Sulzbach, 54, ganha reconhecimento nacional graças às pinturas e esculturas. Uma das obras mais famosas, segundo ele, é a “Anta”, que decora a praça no centro de Anta Gorda

O senhor é mais conhecido como Tarcísio ou como Vick?
Mais conhecido como Vick. Até os vizinhos lá de Estrela, muitos nem me conhecem pelo nome. Quem sabe meu nome mesmo é o pessoal do colégio por causa da chamada (risos).
O senhor é muito conhecido pelo seu trabalho?
Sim. Eu vivi e sobrevivi por muitos anos só da pintura e escultura estilo gravura, calcografia, em ferro, madeira e concreto, além de painéis de estúdio fotográfico. Tenho muitas telas que foram vendidas para todo o Brasil.
Da onde veio toda essa inspiração?
Sou a quarta geração de artistas na minha família. Tenho trabalhos desde o meu bisavô e aprendi com minha mãe. Como se diz, ‘filho de peixe, peixinho é’. Depois eu segui o ramo e estudei no Atelier Livre de Porto Alegre por mais de sete anos.
Quais são as vantagens de viver da arte?
Além de fazer o que gosta, sempre pude viajar. Conheci muitas pessoas, muitos atelieres e muitas cidades. Tinha épocas que passava quase 200 dias no ano em hotel. As despesas eram altas, mas o conhecimento também era muito bom.
Quantas horas você trabalha por dia?
Não tem horário. Depende muito da inspiração e do meu bem-estar. Preciso estar bem comigo, pois senão não funciona. Mas para sobreviver da arte é preciso se dedicar e trabalhar muito.
Nessa vida dedicada a pinturas e esculturas, quantas obras você já produziu?
Não sei. São muitas. As obras maiores que tenho na região são a Anta, de Anta Gorda, as pinturas na igreja de São Caetano (Arroio do Meio), a restauração das imagens da Igreja Matriz de Arroio do Meio e restauração das imagens da Via Sacra de Forqueta. Na Westfália, fiz a imagem do Sapato de Pau que é de concreto.
 Qual foi a principal obra, na sua opinião?
Uma das obras mais famosas é a Anta de Anta Gorda. Apareceu até no Fantástico em função do nome estranho. Esse trabalho foi feito buscando o histórico da cidade e comunidade. Conversei com pessoas que dizem que encontraram uma anta muito maior do que o habitual. Houve até a preocupação de saber qual a direção que ela estava seguindo quando foi vista. Fiz essa pesquisa e tentei reproduzir a história da própria cidade.
Quanto tempo pretende trabalhar com arte?
O tempo que Deus me permitir, porque o gosto pela arte está no sangue.
 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais