Você já se pegou se sentindo meio culpada ao olhar para a lixeira de casa e enxergar um monte de embalagens plásticas vazias? Se a resposta for sim, você é das minhas. E, apesar de sentir um peso na consciência, não sabemos bem ao certo como fazer para reduzir essa produção exacerbada de lixo.
Mas para além das embalagens, o nosso impacto no meio ambiente também escoa ralo abaixo, com produtos que usamos no dia a dia cuja composição tem resíduos de petróleo, hormônios e ingredientes que não são biodegradáveis. O resultado disso fica longe dos nossos olhos, mas muito próximo à nossa saúde por que se a natureza não vai bem, nós também não vamos.
Confesso que a minha vida de repórter tem ampliado muito a minha consciência sobre soluções alternativas para o cuidado com o corpo. Já digo de cara, é necessária força de vontade para a mudança, pois estamos culturalmente acostumados (e até mesmo adestrados)a utilizar produtos dos quais nem sequer entendemos a composição. Utilizar algo natural, do tempo dos nossos avós, parece quase radicalismo, mas não é?
Quando eu morava no noroeste gaúcho, por muitas vezes convivi com indígenas das tribos de lá e sempre me impressionei com a saúde da pele, dos cabelos e do corpo deles. E saber que não usam produtos me fez refletir sobre a real necessidade de todos esses químicos aos quais nos expomos diariamente.
Eu ainda me considero refém de muitos deles. Desde bebês o mercado cria a necessidade na gente, domesticando nossos corpos para o consumo. Retirar toda a oleosidade e resíduos da pele gera um efeito rebote de ainda mais oleosidade e resíduos. O mesmo para o cabelo e restante do corpo.
Pouco a pouco volto a perceber que o nosso corpo faz parte da natureza e utilizar cada vez mais produtos naturais, com menos embalagens e mais saúde faz bem para todos, até para quem é contra. E é isso que os cosméticos naturais fazem: melhoram o ambiente de todos sem nem mesmo pedirem permissão. Sempre é hora de começar, de melhorar e fazer mais, não acha?
Proponha-se a mudar pelo menos um hábito na sua rotina estética, substituindo-o por um mais natural. Faça uma mudança por ano e no final, teremos muito a agradecer. Um ótimo fim de semana!
Opinião