Entre a saída da EGR e um novo modelo na BR

Pedágios pelo Vale

Entre a saída da EGR e um novo modelo na BR

Em Encantado, comunidade critica atuação do órgão estatal. Ministério Público ingressará na Justiça devido às más condições da ERS-130 e pede a abertura das cancelas. Em Paverama, concessionária inicia instalação da nova praça na BR-386

Entre a saída da EGR e um novo modelo na BR

Em uma frente, o Estado articula a extinção da EGR. Em outra, a CCR ViaSul inicia a construção das novas praças pela BR-386. Enquanto o modelo de pedágio nas rodovias estaduais da região ainda é uma incógnita, a concessionária que assumiu a BR-386 intensifica as melhorias na pista para iniciar a cobrança em fevereiro do próximo ano.
Um novo episódio ocorre em Encantado. Na próxima semana, o Ministério Público (MP) deve encaminhar à Justiça a terceira ação contra a EGR desde 2013. A liminar pede cancelamento da cobrança na praça da ERS-130 ou a prestação de serviços e duplicação da rodovia.
Com apoio de entidades e prefeitos da região alta do Vale do Taquari, o promotor André Prediger argumenta a falta de obras comparada com os valores pagos no pedágio. “O último recapeamento durou dois ou três dias. Com a primeira chuva, a rodovia estava esburacada. Não podemos aceitar esse tipo de serviço”, ressalta.
A primeira liminar contra a EGR foi encaminhada à Justiça em outubro de 2013. Na época, as cancelas ficaram levantadas por 21 dias. Em outubro de 2017, o promotor entrou com nova medida, desta vez, contra o aumento de R$ 5,20 para R$ 7 na tarifa.
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Nesta terceira ação, Prediger usa como argumento o gasto de empresas com o pedágio e a existência da praça por mais de seis anos no município. “No passado, a EGR alegava que juntava recursos para realizar obras. Só que os serviços continuam péssimos e sequer há um estudo pronto para duplicação da rodovia”, critica.
O promotor voltou a se reunir ontem, 8, com empresários para juntar documentos e fotos que comprovem os prejuízos e qualidade questionável da estrada. Presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Renata Galiotto reforça as críticas à EGR e classifica o fim do pedágio como “necessidade para a região alta”. “Já pagamos essa conta. Enquanto o pedágio estiver aqui, exigimos ao menos uma estrada em boas condições”, resume.
Na semana passada, comitiva do Vale do Taquari foi até o Palácio Piratini, em Porto Alegre, para pedir a privatização das ERS-130 e ERS-129.
Do governador Eduardo Leite, ouviram a promessa que um plano de concessão será estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Entretanto, a EGR deverá continuar gerindo as rodovias por mais dois anos.
O governo estadual confirma a extinção da EGR e concessão dos 700 quilômetros atualmente mantidos pela autarquia à iniciativa privada. Esse processo de transição será feito áreas com alto fluxo e alta rentabilidade com rodovias de menor potencial econômico, equilibrando o interesse das concessionárias.

Volta dos pedágios na BR

A CCR ViaSul faz os trabalhos preparatórios para a construção das cinco novas praças de pedágio que entram em operação até fevereiro de 2020, conforme previsto em contrato de concessão.
Quatro delas ficam na BR-386. Em Montenegro, Paverama, Fontoura Xavier e em Victor Graeff. De acordo com a concessionária, os projetos estão em avaliação final junto à ANTT.
Desde essa quarta-feira, 7, o tráfego entre quilômetros 373 e 375 em Paverama está desviado para a pista sentido Porto Alegre.
A alteração no trânsito deve seguir pelos próximos meses, em tempo integral.
A partir do dia 15 de agosto, a CCR ViaSul passa a disponibilizar os serviços de atendimento médico, apoio mecânico e inspeção de tráfego aos usuários pelo número 0800 000 0290.
Os usuários contarão com 29 veículos da concessionária, como ambulâncias, UTIs, guinchos, veículos de inspeção, caminhão pipa, boiadeiro e caminhão munck. No trecho concedido, serão sete estruturas com bases operacionais e Serviço de Atendimento ao Usuário.

Recuperação da pista

O contrato foi assinado no dia 15 de fevereiro e exigia obras antes mesmo da cobrança de tarifa. A partir disso, a CCR ViaSul informa que trabalha na manutenção da pista, e conservação do trecho concedido. “Essas intervenções são uma determinação contratual durante o primeiro ano da concessão para restabelecer as condições de trafegabilidade, conforto e segurança das rodovias”, informa a concessionária por meio de nota.
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De acordo com a empresa, há 800 profissionais voltados aos serviços de recuperação de pavimento, tapa buraco, sinalização horizontal e vertical, roçada, drenagem, limpezas em geral e outros trabalhos. Na BR-386, são oito equipes. Algo próximo dos 150 trabalhadores.
Uma das frentes de trabalho atua na melhora da iluminação. O início do cronograma foi antecipado para junho e a expectativa é de que a conclusão aconteça até dezembro deste ano, diz a CCR ViaSul. Já foram substituídas mais de 300 luminárias na BR 386, nos trechos urbanos de Nova Santa Rita, Lajeado, Soledade e Estrela.

Trabalhos nesta semana

No Vale, as equipes da CCR atuam em Marques de Souza, do quilômetro 328 ao 330; e em Pouso Novo, do km 294 ao 296, com a fresagem e recomposição do pavimento.


 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

FILIPE FALEIRO – filipe@jornalahora.inf.br

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