O vice-presidente mundial da JCI, Daniel Guarderas Donoso, e presidente da Junior Chamber International (JCI) Lajeado, Eduardo Troller, visitaram ontem a sede do Grupo A Hora. Donoso é natural de Quito, no Equador, e durante este ano visita os países que representa como membro da presidência para reforçar o trabalho da organização nas comunidades e compartilhar ações que são desenvolvidas no mundo.
Donoso ficará no cargo até o fim do ano, mas considera tempo suficiente para desenvolver muitas ações. “Eu sempre digo que aprendemos fazendo. Temos um ano para fazer, um ano para errar, para aprender e transformar a sociedade”, afirma.
A JCI é uma organização mundial que toma como base para o desenvolvimento de seus projetos, os 17 objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU), com ações sustentáveis, educativas, com foco na saúde e no respeito à diversidade. Ela está presente em mais de 116 países e mais de 5 mil comunidades, com cerca de 200 mil membros voluntários em todo o mundo.
Um dos projetos com grande impacto social que a organização apoia e a partir disso desenvolve ações é o “He For She” (em português, “Ele Para Ela”). Esta é uma campanha de solidariedade que defende os direitos das mulheres iniciada pela ONU Mulheres em 2014. Outro exemplo do trabalho da organização é o projeto “Peace is possible” (“Paz é Possível”), uma campanha que possibilita, por meio da educação, maior conhecimento das diversidades e respeito às diferenças.
“Eu viajo o mundo para reforçar estes projetos, e o mais bonito é encontrar jovens comprometidos com a sociedade e que têm o voluntariado não como um hobby, mas como uma filosofia de vida”, ressalta Donoso. No mundo são mais de 30 mil projetos.
JCI Lajeado
No primeiro semestre do ano, os 19 membros ativos da JCI Lajeado estiveram envolvidos na organização do Encontro Regional da JCI. No evento, foram apresentados projetos em concursos. O grupo lajeadense foi selecionado em alguns e participa do Encontro Nacional da JCI que ocorre em São Paulo no mês de outubro.
Segundo o presidente da organização no município, Troller, o grupo participa de projetos como o Composta do Vale, que ensina a reciclagem de lixo orgânico por meio de compoteiras caseiras. Em setembro, eles também participarão do Dia Mundial da Limpeza, com ações para limpar as ruas e plantar mudas de árvores pela cidade.
“Desde que eu entrei para a organização há quatro anos, eu me desenvolvi muito como pessoa e agora é minha função passar isso para os membros. A JCI é como um complemento da faculdade. Grandes líderes de hoje passaram pela organização”, ressalta Troller.
BIBIANA FALEIRO – bibiana@jornalahora.inf.br