“Redução de açúcar já é uma realidade em todo o planeta”

Lajeado

“Redução de açúcar já é uma realidade em todo o planeta”

Estratégias do mercado para substituir açúcar nos alimentos foram abordadas no segundo dia da Jornada da AlimentaAção

“Redução de açúcar já é uma realidade em todo o planeta”

Aumento de casos de obesidade e diabetes faz consumidores mudarem hábitos e governos alterarem legislações. Como a indústria reage a essa situação? Esse foi o enfoque da palestra ministrada pela gerente comercial do Cramer, a chilena Andrea Schwartz, no segundo dia da Jornada Técnica do Setor Alimentício (AlimentaAção 2019).
Com o nome “Redução de açúcar: tendência ou realidade”, Andrea trouxe ao público do Weiand Hotel, em Lajeado, exemplos de empresas que se reinventam após constatarem procura cada vez maior por produtos light e diet.
Um dos casos foi da maior refinadora de açúcar do Chile, a Iansa. Conforme Andrea, a empresa se especializou na criação de produtos com aromas doces e adoçantes naturais. “É estranho ver uma empresa de açúcar vender produtos sem açúcar”, reforça.
Andrea também abordou a utilização de cores para alertar a quantidade de açúcar nos alimentos, o conhecido “semáforos”.
Conforme ela, a mudança nas marcas também podem gerar uma sensação de produtos mais naturais e saudáveis.
Para a chilena, a diminuição nos níveis de açúcar nos alimentos é uma tendência que deve se manter e se acentuar com os consumidores do futuro. “Já é realidade no mundo”, afirma.
Entretanto, Andrea alerta que retirar apenas o açúcar do cardápio não garante uma boa nutrição. “Se a pessoa se alimenta bem e eventualmente toma um refrigerante, não tem problema. O problema ocorre com os excessos”, reforça.
Para hoje, 7, a programação da Jornada da AlimentaAção segue com o Workshop de Alimentos e Seminário “As oportunidades da cerveja artesanal”. O evento conta ainda com o Salão do Expositor com 31 empresas participantes.
O evento segue no Weiand Hotel até a quinta-feira, dia 8. Programação completa e custos no site www.jornadaalimentaacao.com.br.

Obesidade e diabetes

Os problemas oriundas da inexistência de uma alimentação balanceada são abordados pelo A Hora constantemente.
Na edição do dia 30 de julho, a matéria “Número de obesos é o maior dos últimos 13 anos no Brasil” trouxe dados do Ministério da Saúde. Conforme pesquisa, a obesidade atinge quase 20% da população. De 2006 a 2018, o aumento da doença chegou a 67%.
No dia 1° de maio, a matéria “Um a cada cinco brasileiros tem diabetes e não sabe” citou os fatores que contribuem para o avanço da doença no país. Entre eles, estava a não ingestão de frutas e verduras. Conforme levantamento feito pelo Conselho Federal de Farmácia, 43% dos brasileiros não possuem esses alimentos na dieta.
 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais