A presença de dezenas de viaturas da Brigada Militar (BM), Polícia Civil, PRF, PRE e Corpo de Bombeiros nas proximidades do CEAT trouxe uma breve sensação de completa segurança aos lajeadenses na tarde de sábado. A concentração junto ao evento de formatura de 86 novos policiais militares, cuja formação ocorreu em Lajeado, durou cerca de duas horas. Nesse período, a impressão era de uma sociedade absolutamente imune a qualquer crime. E tão bom seria se o nosso dia a dia fosse sempre assim.
Entre aqueles 86 novos policiais militares que entoavam com vigor o Hino Nacional durante o comovedor cerimonial, cerca de 50 devem efetivamente ficar no Vale do Taquari. Quatorze deles em Lajeado, conforme informações preliminares. É um alento, claro. Mas ainda é pouco diante do aumento recorrente da violência em todo o país, e perante o grandioso déficit em nossa região, hoje superior a quatro centenas de policiais. É pouco, reforço, para garantir um pouquinho daquela sensação de sábado à tarde.
Não há outra saída imediata. Precisamos de policiamento ostensivo para inibir e constranger as ações criminosas. Precisamos de muitos policiais nas ruas para devolver à sociedade o que é da sociedade: a liberdade e o direito de ir e vir. Com isso, vamos retomar os pontos públicos e voltaremos a caminhar e sair de casa a noite. Vamos repaginar a economia do nosso comércio, e gastar menos com segurança privada. Vamos criar um futuro digno para nossos filhos, netos e bisnetos. Vamos perder o medo de viver.
É claro que precisamos de ações em longo prazo. Diminuir a desigualdade social, garantir condições básicas ao povo mais humilde e reinstaurar o respeito às noções básicas de cidadania são essenciais para amenizar os índices de violência em qualquer parte do mundo. E não é diferente aqui no Vale do Taquari. Mas, enquanto isso não ocorrer, precisamos de mais e mais policiais nas ruas. É o criminoso que precisa se sentir ameaçado. E não a sociedade. Eu já não aguento mais viver sob o temor da insegurança. E você?
Harmonia no Americano
O desenvolvimento e o progresso são inevitáveis. E é imperioso manter o equilíbrio com a natureza, como forma de garantir o bem estar daqueles que efetivamente pagam por esses novos empreendimentos imobiliários. O bairro Americano, em Lajeado, é hoje uma das “meninas dos olhos” para os empresários da construção civil. É do jogo. Mas nunca é demais fazer coro aos moradores mais antigos e torcer pela manutenção da harmonia.
Consulta Popular
Deputado estadual Edson Brum (MDB) participa de reunião do Codevat, amanhã, para oficializar a posição da bancada do partido em prol da manutenção do valor da Consulta Popular. “Queremos, no mínimo, o mesmo repasse feito em 2018. Não há porque mexer naquilo que está funcionando. É um modelo interessante, onde a população e as entidades decidem pelo melhor aproveitamento dos recursos públicos. Não faz sentido diminuir o valor”, reforça. Ao mesmo tempo, parlamentares de outras regiões também iniciam movimentações junto aos respectivos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
A balança de Mariela
Mariela Portz (PSDB) vai testar a balança. Segundo a vereadora, o diretório estadual quer sua candidatura à prefeita de Lajeado em 2020. A pressão teria sido reforçada na tarde de ontem, durante encontro com líderes tucanos, em Porto Alegre. “Reiterei a aliança com o PP. O governo faz um ótimo trabalho e esta é minha prioridade. Basta saber se eles vão querer o mesmo”, diz.
Também nessa segunda-feira, ela se encontrou com o vereador Carlos Ranzi (MDB) em uma padaria para debater sabe-se lá o quê. E no sábado, durante a formatura dos novos PMs, fez questão de ser fotografada ao lado de Márcia Scherer (MDB), na companhia do presidente municipal do PSDB, Carlos Reckziegel, atual secretário de Cultura do governo de Marcelo Caumo (PP). É uma receita e tanto para fervilhar ainda mais os bastidores!
Direção agradece
A Moção de Aplauso e Reconhecimento aprovada pelos vereadores da Câmara de Encantado e enviada às direções de Grêmio e Internacional, por ocasião da campanha de solidariedade ocorrida entre as duas torcidas recentemente – o Colorado abriu o Gigantinho e o tricolor emprestou cobertores para acolher moradores de rua –, repercutiu positivamente. O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr. enviou correspondência agradecendo pelos votos de congratulações endereçados à entidade. “É necessário que se reconheça e se aplauda iniciativas como a união entre os dois maiores clubes gaúchos”, escreveu o dirigente.
Estrela e a segurança
Secretário de Saúde de Estrela e cotado a prefeito, Elmar Schneider (direita na foto) acompanhou o presidente da Câmara de Vereadores do município, Felipe Schossler (esquerda na foto), durante visita ao Chefe de Gabinete do Vice-Governador, Juarez Hampel. Todos são do PTB. No encontro, reivindicaram a permanência dos PMS em formação, a ampliação do efetivo da BM e PC, e a disponibilização de mais viaturas e armamentos às duas corporações.