A bola rolou em 13 municípios pela abertura do Campeonato Regional de Futebol Amador/Copa Certel/Sicredi. Nas 28 partidas disputadas no domingo, a rede balançou em 72 oportunidades – média de 2,5 gols por confronto.
A categoria aspirante e a Copinha tiveram as melhores média. No aspirante foram 27 gols em dez jogos – 2,7 por confronto. Na Copinha foram 11 gols em quatro jogos. No veterano foram marcados dez gols em quatro confrontos e no titular a média foi de 2,4 gols por duelo.
Os mandantes se deram melhor. Foram 12 vitórias das equipes da casa, contra 7 êxitos dos times visitantes. Destaque para a goleada do Juventude, de Westfália, sobre o Boavistense, na categoria aspirante. Jogando em Boa Vista do Sul, o time visitante aplicou 5 x 1.
Outro visitante que começou bem o campeonato foi o Taquariense. Jogando em Cruzeiro do Sul, o time goleou o Canarinho por 5 x 3 na categoria titular.
Estreia dos campeões regionais
Dos 20 clubes que abriram a competição nas categorias titular e aspirante, apenas um ganhou nas duas categorias – o União Santo André. Bicampeão regional, o time de Lajeado também foi o único campeão que venceu na estreia.
A equipe foi até Estrela e derrotou o Imigrante por 1 x 0 – gol de Lucas Pinna. No aspirante, o time venceu por 2 x 0, gols de Josimar da Rosa, o “Índio” e Dani Santos.
Atual campeão, o 7 de Setembro, de Capitão, ficou no 0 x 0 com o Atlântico. Flor de Maio e Rui Barbosa também empataram na estreia.
O único campeão que perdeu foi o Juventude. Jogando em Boa Vista do Sul, o time saiu na frente do Boavistense com Alex Landmeier, mas em uma tarde inspirada de Edinilson Dornelles, o “Tanque”, os donos da casa viraram o placar para 4 x 2. Tanque foi o artilheiro da rodada ao marcar três gols.
Dos nove campeões no aspirante, apenas Rui Barbosa e Rudibar estão disputando o título na temporada. Jogando em casa, o Rui Barbosa ficou no 1 x 1 com o Ecas, já o Rudibar derrotou o Fluminense por 3 x 1.
Veterano
Estudiantes, de Lajeado, e Assespe, de Venâncio Aires, reeditaram a final da temporada passada. Novamente quem levou a melhor foi a equipe lajeadense. Jogando em Conventos, o Estudiantes venceu por 1 x 0 – gol de Vilson Swirtes.
Campeão em 2014, União perdeu para o Concórdia, em Roca Sales. Já o Juventude, campeão em 2015, estreou com vitória.
Jogando em casa, o time derrotou o Taquariense por 2 x 0.
Copinha
Atual campeão, o Minuano empatou com o Largados na estreia. Jogando em Lajeado, os times não saíram do zero. Também em Lajeado, o Guarani empatou em 2 x 2 com o Esperança. Em Teutônia, o Atlético Gaúcho não tomou conhecimento do União e venceu o clássico da cidade por 3 x 0. Já o Alto Taquari recebeu o Brasil e perdeu por 3 x 1.