Jornada para consolidar o Vale dos Alimentos

Alimentaação 2019

Jornada para consolidar o Vale dos Alimentos

Palestras, divulgação de revista e Salão do Expositor estão entre as atrações da programação deste ano

Jornada para consolidar o Vale dos Alimentos

“Como as inovações impactam na produção de alimentos?”, “O que será tendência no futuro?”, “Qual será o impacto da indústria 4.0 na cadeia produtiva?”. Essas e outras questões serão debatidas na 3ª Jornada Técnica do Setor Alimentício (AlimentaAção 2019).
Evento iniciou ontem, 5, com abertura e palestra do CEO da Fábrica do Futuro, o português César Couto Ferreira, que abordou a importância da alimentação para qualidade de vida dos seres humanos no futuro.
Jornada se estende até a quinta-feira, 8, no Weiand Hotel, em Lajeado. Programação concentra 38 palestras sobre qualidade, inovação, segurança de alimentos e legislação. Também terá o Salão do Expositor com participação de 31 empresas fornecedoras.
Organizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), o Grupo Técnico de Alimentos (GTA) e Agea Marketing e Comunicação, edição deste ano traz novidades como os Seminário de Leite e Derivados, Seminário de Cerveja Artesanal e o Laboratório de Inovação.
Com o slogan “Informação é a grande ideia”, a jornada coloca o Vale do Taquari na vitrine da produção de alimentos no país.
Uma das coordenadoras, Tânia Gräff, citou que a AlimentaAção concentra debates fundamentais para transformar o Vale do Taquari em referência na produção alimentícia. “Há um desejo regional de se tornar o Vale dos Alimentos. Acredito que a jornada está concretizando isso, pois em um único evento reunimos todos os elos da cadeia produtiva”, cita.
Também coordenador da jornada, Gilberto Soares lembrou da vocação do Vale do Taquari para a produção de alimentos e classificou a jornada como “provocação” ao setor. “Temos uma oportunidade de conhecimento para transformar as empresas”, avalia.
06_A HORA
Para a presidente da Acil, Aline Eggers Bagatini, a AlimentaAção valoriza a força e diversidade das indústrias. “É importante para conectar a região com o que está surgindo em termos de novidades e tendências” destaca.
Aline acredita que a jornada tem potencial de evoluir ainda mais e se transformar numa grande feira de alimentação nacional. Autoridades lembraram a antiga Feira Nacional de Laticínios (Fenal), iniciada em Lajeado na década de 60, como um evento que pode ser reorganizado nos próximos anos.

Pensar Alimentos

Na abertura do AlimentaAção, o Grupo A Hora lançou o Pensar Alimentos, publicação que contextualiza a produção de alimentos em âmbito nacional, resgata iniciativas regionais que culminaram na criação da AlimentaAção e aborda o desafio de alimentar uma população estimada em 9,8 bilhões de pessoas em 2050.
O Vale dos Alimentos já é tema do editorial do A Hora faz anos, destaca o diretor-geral, Adair Weiss. Ele relembra a publicação do anuário TUDO exclusivamente ao tema alimentos no Vale, em 2012, e a participação de uma comitiva regional à Galícia, na Espanha, onde a região ensaiou os primeiros passos para se tornar mais competitiva.

Inscrições

Nesta edição, expectativa dos organizadores é atrair cerca de mil pessoas. Inscrições aos eventos técnicos podem ser feitas na recepção ou através do whatsapp (51) 9.9876-2087 e e-mail eventos2@acilajeado.org.br. Investimento varia de R$ 80 a R$ 210, com 20% de desconto para integrantes do GTA.
Para o Salão do Expositor, a entrada é gratuita. Mais informações no www.jornadaalimentaacao.com.br.

18º Workshop de Alimentos

Terá 13 painéis com temas como inovação, tendências e realidade da indústria de alimentos, ingredientes, conservação e segurança, saudabilidade e legislação. Na grade de palestrantes, estão profissionais de empresas como GNT, Bremil, Duas Rodas, Cramer e Doremus, além de representantes das universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Maria (UFSM).

Seminário do Leite e Derivados

Feira iniciou ontem com abertura oficial e segue até a quinta-feira, 8. Serão mais de 30 palestras e exposição de produtos nos quatro dias de evento

Feira iniciou ontem com abertura oficial e segue até a quinta-feira, 8. Serão mais de 30 palestras e exposição de produtos nos quatro dias de evento


Tem a proposta de fomentar a cadeia produtiva e oferecer qualificação aos profissionais que atuam na área, como técnicos, empresários, inspetores, produtores e representantes. Os painéis abordarão a importância do leite como alimento, rendimento de queijos, tendências globais e oportunidades locais. Um dos destaques será a palestra sobre as Instruções Normativas 76 e 77/2018 apresentada pela representante do Ministério da Agricultura, Milene Cristina Cé..

Meeting Empresarial

Profissionais da FIERGS, Sebrae, e Senai, Tecnovates e Elnix Energy abordam temas que refletem no desempenho e no posicionamento de mercado da indústria alimentícia. Os debates tratam sobre perspectivas econômicas, eficiência energética, tecnologia e comportamento do novo consumidor.

Salão do expositor

Com ampliação do espaço, o número de expositores subiu de 18 para 31 fornecedores nesta edição. A feira apresenta produtores, distribuidores e vendedores de Ingredientes, aromas e soluções, energia solar, máquinas e equipamentos, saúde ambiental e controle de pragas. São marcas locais e até representantes de multinacionais.
 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais