Uma das comunidades mais antigas de Arroio do Meio, o São Caetano celebrou 109 de devoção ao padroeiro. Mais de 800 pessoas participaram do evento, que iniciou com missa na manhã desse domingo, 4.
Um dos pontos altos da celebração religiosa foi a homenagem aos padres Alfonso Antoni e Silvério Schneiders. Conforme o presidente de São Caetano, André Rosenbach, a ação teve como intuito presentear os sacerdotes por guiar a comunidade nos últimos anos.
Após missa, o padroeiro foi levado até o Ginásio PA-Rural, finalizando a peregrinação que iniciou na semana anterior e passou por localidades de Passo do Corvo, Palmas e Dona Rita.
Ao meio dia, o evento prosseguiu com almoço para 820 pessoas. Conforme os organizadores, foram 100 refeições a mais que no ano passado, comprovando a sucesso dessa edição.
A tarde contou com brincadeiras do Grupo A Hora, em parceria com a CBM, Arla Cooperativa, Senac, Mari Perin e Debianchi Ótica. Programação ainda teve show com a banda Contagem Regressiva e sorteio de brindes.
A comunidade São Caetano é composta por cerca de 650 sócios. Além do bairro com mesmo nome, reúne as localidades de Passo do Corvo, Cascalheira, São José de Palmas e Dona Rita.
Sobre o padroeiro
Padre Alfonso Antoni aproveitou a missa desse ano para contar a história do padroeiro. Conterrâneo de Martinho Lutero, Caetano de Thiene foi um sacerdote italiano que viveu de 1480 a 1547.
De família abastada, Caetano se formou em Direito e trabalhou como diplomata do Papa Júlio III. Rezou a primeira missa aos 36 anos e se desfez de todos os bens materiais para se dedicar a fundação de hospitais e asilos.
Caetano também é conhecido por fundar a Ordem dos Teatinos, congregação conhecida por renovar o espírito e essência dos missionários. “Da mesma forma que Lutero, Caetano queria uma reforma na igreja e a fez de baixo para cima”, citou.
Conforme Antoni, o santo morreu aos 67 anos “de cansaço”, devido às várias obras realizadas. Ele foi beatificado em outubro de 1629 e canonizado em 1671 pelo Papa Clemente X.
FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br
GABRIEL SANTOS – gabriel@jornalahora.inf.br