Poucos moradores têm a memória de João Gerhardt, 76, que é filho de Johann Gerhardt, primeiro colonizador de São Caetano. Neste domingo, 4, a comunidade comemora os 109 anos de história.
O envolvimento comunitário iniciou nos anos 50, período em que frequentou a escola Santos Dumont. Ela funcionava em uma antiga capela construída em 1920. No período, mais de cem alunos eram matriculados em um só turno do 1º ao 5º ano. “O único professor era Alvino José Schneider e a orientação era da igreja católica”, diz.
Segundo Gerhardt, a escola representa o início de uma comunidade forte, pois sempre funcionou em conjunto com a igreja. As aulas eram de literatura, matemática, história e geografia. Enquanto o professor falava para uma turma, os outros copiavam as atividades do quadro.
As famílias que tinham alunos matriculados arcavam com todo o custo escolar, como a manutenção, mobiliário, material escolar e o pagamento de professor.
Envolvimento
Além de estudar na principal escola do bairro, Gerhardt assumiu em 1982 a presidência da comunidade que se tornou independente, desvinculando–se da matriz de Arroio do Meio. “Distribuímos a diretoria pelos bairros Aimoré, São Caetano e Passo do Corvo, que passaram a pertencer à comunidade”, comenta.
Como presidente, uma das marcas foi a compra de um terreno para o cemitério da família Graff. “Derrubamos o mato que havia e juntei 15 testemunhas para registrar as terras na comarca e no registro de móveis”, recorda.
Domingo de festa
Conforme o atual presidente André Rosenbach, os preparativos para festa iniciaram em julho com o roteiro de visitas do santo pelo Passo do Corvo, Dona Rita e Palmas.
A festa ocorre neste domingo no ginásio Pa–Rural com expectativa de reunir mais de 800 pessoas. O evento inicia às 9h45min com missa e homenagens ao padroeiro. Ao meio-dia será servido almoço. Na tarde, o Grupo A Hora realiza momento de descontração com brincadeiras e distribuição de brindes. Haverá baile animado pela Banda Contagem Regressiva.
FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br
GABRIEL SANTOS – gabriel@jornalahora.inf.br