A bola começa a rolar em 12 municípios a partir deste domingo. Organizado pela Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata), o Campeonato Regional – Copa Certel/Sicredi integra 2 mil atletas. Eles representam 39 clubes, com 63 times nas quatro categorias – 20 na aspirante, 20 na titular, 13 veterano e dez na copinha.
Na quinta-feira à noite, dezenas de dirigentes, atletas e admiradores do futebol amador participaram do lançamento da competição, em Lajeado. Durante o evento, o presidente da Aslivata, Volnei Kochhann, enalteceu a importância do certame para a integração das comunidades. “É um dos maiores campeonatos amadores do estado.” Até dezembro, 201 partidas serão realizadas nas quatro categorias. Os times veteranos entram em campo somente às 10h. Já aspirantes e titulares estreiam neste domingo, às 13h30min e às 15h30min, respectivamente. Na copinha, o primeiro jogo será às 13h30min. O segundo às 15h30min (veja box com a primeira rodada).
Retorno a competição
Dos 21 participantes do ano passado, 14 permaneceram para a edição 2019. O destaque fica para o retorno do União Santo André, de Lajeado. Campeão em 2010 e 2013, a equipe do Bairro Santo André terá no comando técnico a dupla Juliano Kern, o “Maninho” e Rene Nascimento, o “Naco”. A equipe busca neste ano igualar a marca do vizinho União Campestre, tricampeão.
Outras equipes tradicionais retornam ao certame, são o caso de Ecas, de Imigrante; Canarinho, de Cruzeiro do Sul e o Fluminense, de Mato Leitão.
Entre os ausentes, destaque para o tricampeão Brasil (Marques de Souza) e do atual campeão aspirante Ser São Cristóvão (Lajeado).
EZEQUIEL NEITZKE – ezequiel@jornalahora.inf.br