Neste sábado, às 16h, 86 alunos do curso de formação da Brigada Militar se tornam oficialmente soldados. A cerimônia de formatura contará com a presença do alto escalão da Segurança Pública do RS. Estão confirmadas as presenças do vice-governador e secretário de Segurança, Ranolfo Vieira Junior, do subcomandante-geral da BM, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, e do chefe do Estado Maior da BM, coronel Marcos Vinicius de Souza Dutra.
O governador Eduardo Leite não irá à formatura. Pela manhã, Leite acompanha a solenidade de outra turma de novos soldados em Pelotas, sua terra natal.
O ato em Lajeado está previsto para as 16h deste sábado, no gramado do Ceat. Em caso de chuva, o evento ocorrerá na quadra coberta, ao lado. A cerimônia é aberta ao público e tem duração prevista de uma hora e 20 minutos.
Na tarde dessa sexta-feira, os alunos soldados passaram pelos últimos preparativos para a cerimônia e para o baile, que ocorre à noite, no Clube Tiro e Caça. O evento da noite é exclusivo para convidados.
Banda da Brigada
A cerimônia contará com a presença da banda da Brigada Militar. Com o lanço amarelo no pescoço e o talabarte branco sobre a farda, os alunos chegam ao campo marchando. Em seguida, ocorre a leitura do protocolo e a execução dos hinos estadual e nacional.

Alunos treinados em Lajeado se formam soldados neste sábado
Após o juramento, que é feito por todo policial militar, os alunos trocarão a boina pelo boné branco. A troca é feita pelos padrinhos e madrinhas, escolhidos pelos formandos. Por fim, os novos brigadianos prestam continência à bandeira. A cerimônia conta ainda com uma homenagem especial. O nome do homenageado é mantido em segredo.
Nove meses de curso
Em novembro de 2018, o governo do estado chamou dois mil soldados aprovados em concurso público. Eles foram distribuídos em 25 municípios gaúchos, que receberam o curso de formação de soldados. Ao todo, foram 1,6 mil horas de formação, que incluiu ciências humanas e jurídicas, técnicas policiais e estágio supervisionado, onde atuaram no policiamento ostensivo.
Lajeado recebeu 90 alunos para treinamento no antigo Ceat. Chegaram ao fim do curso 86 soldados, que se formam hoje à tarde. Eles vieram de diversas regiões do RS e de outros oito estados.
MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br