À medida que se aproxima o dia da formatura dos 86 alunos-soldados da Brigada Militar que realizaram o curso em Lajeado, crescem as especulações acerca da quantidade de agentes que atuarão na região. A confirmação inicial era de pelo menos 47 agentes, mas o Comando Regional de Policiamento Ostensivo acredita ser possível que o Estado conceda mais.
Durante os últimos meses, a comunidade regional experimentou uma sensação de segurança atípica. Em meio às atividades do curso, o estágio supervisionado colocou dezenas de homens e mulheres fardados nas ruas das principais cidades do Vale. Mesmo que ainda aprendizes, os jovens geraram um sentimento de proteção à sociedade, que só a presença de efetivo nas ruas consegue garantir.
Neste sábado, com a solenidade que marcará a transformação dos alunos em soldados da BM, este ciclo chegará ao fim. Dos 86, cerca de metade irá reforçar a corporação em outras localidades do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo em que o Vale gostaria que todos permanecessem, outras áreas do estado clamam por reforços.
Mesmo que sejam relevantes verbas para tecnologia, inteligência, viaturas e equipamentos, nada substitui a importância de investir em recursos humanos. Neste sentido, a formação de quase dois mil brigadianos para endossar o trabalho na área de segurança pública abre uma nova esperança no enfrentamento ao avanço da criminalidade no território gaúcho.
Ainda longe de solucionar o déficit de servidores na BM, o reforço que está prestes a ser agregado à corporação ocorre em momento decisivo para controlar os índices de violência. O governo estadual, por sua vez, acerta em adotar uma estratégia de distribuição cujo objetivo é assegurar que nenhuma cidade continue com menos policiais do que a quantidade mínima projetada: de cinco agentes.
Mesmo fora da área considerada mais violenta do RS, a pressão exercida pelas lideranças locais fez diferença para que o Vale seja bem contemplado. Que este momento histórico inaugure um novo período de mais paz e segurança para a sociedade gaúcha.
Editorial
Na expectativa dos reforços
À medida que se aproxima o dia da formatura dos 86 alunos-soldados da Brigada Militar que realizaram o curso em Lajeado, crescem as especulações acerca da quantidade de agentes que atuarão na região. A confirmação inicial era de pelo menos…