O Pro_Move Lajeado vai criando corpo e isso tem reflexo direto na sociedade. Empresários ainda distantes dos encontros idealizados pelas cabeças pensantes do movimento percebem a oportunidade e se sentem provocados a contribuir. E isso é um dos principais propósitos do inovador mecanismo: instigar agentes públicos e privados para que deixem a zona de conforto e atuem em prol de um tecnológico e rentável ecossistema. E uma dessas novas ideias é criar uma zona quase livre de ICMS para importações às margens do Rio Taquari.
A proposta é incipiente. Consiste em utilizar a área reservada à Rota da Inovação para criar um ambiente ainda mais atrativo para investidores e empreendedores da área de inovação. O governo de Lajeado propôs isenções de IPTU e ITBI para novas empresas interessadas no trecho delimitado entre as ruas Bento Rosa e Osvaldo Aranha. Mas, para muitos empresários, é pouco. Eles querem garantir, junto ao governo estadual, uma zona quase livre de ICMS para importação de equipamentos de tecnologia, com alíquotas de 5% – hoje varia entre 12 e 18%.
]O Estado inicialmente abriria mão de parte da alíquota para posteriormente ganhar com o maior número de empresas importando dentro do Rio Grande do Sul – hoje a maioria importa em outros pontos do Brasil. Seria uma espécie de ilha para investimentos na área de tecnologia, para atrair empreendimentos até do exterior. A proposta é negociar e compilar diversos pré-contratos de negócios com alto valor agregado interessados nesta área, e juntar esses documentos com um levantamento completo dos modais viários próximos da Rota. Ao fim, apresentar isso tudo ao governador.
Tal ideia deve chegar às mesas dos principais agentes do Pro_Move muito em breve. A intenção, aliás, é ampliar essa área “quase” livre de ICMS para a zona portuária e também para lotes de terrenos próximos ao aeródromo de Estrela. É ousadia pura, reforço. Se vai funcionar? Não sei. Mas não há dúvida de que se trata de um mecanismo absolutamente fora da zona de conforto, com o objetivo de permitir condições para as novas – ou mesmo antigas e renovadas – empresas disputarem consumidores com outros centros comerciais do país e do exterior.
Sindilojas e ambulantes
A direção do Sindilojas deve se reunir hoje com o prefeito de Lajeado para debater novamente o problema envolvendo os ambulantes ilegais. O último encontro ocorreu em junho e, de acordo com os comerciantes, as soluções apresentadas pelo Poder Público não foram satisfatórias. Segundo empresários, um concurso público já habilitou a contratação de sete fiscais, ainda não efetivados. Por outro lado, a Secretaria de Planejamento (Seplan) realizou ação em conjunto com a BM na tarde de ontem no Centro e no São Cristóvão. Foram recolhidos 102 abacaxis; 200 panos de prato; quatro malas contendo produtos eletrônicos e roupas; e uma maleta contendo relógios e correntes.
Escolas Militares
Nessa terça-feira, o Ministério da Educação (MEC) designou o Deputado Estadual Tenente-Coronel Zucco (PSL) (esquerda na foto) para definir os dois municípios que irão sediar as primeiras escolas-cívico militares no RS. O parlamentar é autor de projeto de lei que prevê a instalação desses educandários no Estado. Pelo projeto, os militares da reserva da Brigada Militar e Forças Armadas terão funções de monitoria em escolas públicas, a partir de convênios com os municípios. Hoje, Lajeado é uma das cidades mais bem articuladas para garantir esse modelo.
PSB como terceira via?
O PSB vem se articulando em Lajeado. Entre os nomes fortes, o ex-suplente de Deputado Federal, Daniel Fontana. A sigla também andou flertando com o vereador Sérgio Kniphoff (PT). A movimentação incomoda setores mais antigos da política lajeadense. Há quem insinue que a sigla tem como único objetivo atrapalhar uma coligação entre MDB e PT, em prol do atual governo. Sobre isso, a direção do partido nega. “Queremos descobrir novas lideranças para concorrer em um partido sem medalhões, e lançar um candidato a prefeito com novas ideias. Não estamos nem com A e nem com B”, afirma o presidente, Rodrigo Conte.
Rotativo e emendas
Os vereadores Diego Pretto (PP) e Luciano Moresco (PT) apresentaram diversas emendas ao projeto de concessão do estacionamento rotativo em Encantado. Entre essas, sugerem gratuidade para veículos oficiais e automóveis a serviço de órgãos públicos devidamente identificados, bem como os pontos de táxis e áreas privativas para deficientes; e concessão por apenas cinco anos, podendo ser prorrogada por igual período. Também sugerem repassar ao CONSEPRO o valor correspondente ao repasse mensal devido pela concessionária em razão da exploração do serviço, que não será inferior a 10% do faturamento bruto.
O fim da EGR
Sete anos após a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), o Governo do Estado sinaliza para a extinção da mesma e, ao mesmo tempo, para a privatização das rodovias estaduais hoje pedagiadas. É um assunto complexo e que vem gerando intensos debates nos últimos anos, principalmente em função da falta de perspectiva para a duplicação da ERS-130 e ERS-129, no Vale do Taquari. A promessa do governador é extinguir a EGR em até dois anos. Ao mesmo tempo, a equipe de Eduardo Leite estuda vender – ou conceder à iniciativa privada – o controle de 49% da Corsan.