“Nosso carisma é nos colocarmos a serviço do próximo”

Notícia

“Nosso carisma é nos colocarmos a serviço do próximo”

Natural de Encantado, Vera Regina Drechler, 65, se integrou rapidamente à Comunidade Santo Inácio de Loyola, em Lajeado. Pertencente a uma família católica, fincou raízes e se mantém vinculada ao trabalho paroquial até hoje. É coordenadora da catequese faz mais…

“Nosso carisma é nos colocarmos a serviço do próximo”

Natural de Encantado, Vera Regina Drechler, 65, se integrou rapidamente à Comunidade Santo Inácio de Loyola, em Lajeado. Pertencente a uma família católica, fincou raízes e se mantém vinculada ao trabalho paroquial até hoje. É coordenadora da catequese faz mais de 20 anos. Hoje é o dia do santo, que é padroeiro de Lajeado

Qual é a sua função hoje na paróquia?
Meus filhos foram batizados na Paróquia. Depois cresceram e precisavam se preparar para a primeira comunhão e crisma. Nesse período, nós nos envolvemos mais. Fui convidada para ser catequista. Me apeguei a essa função, pela lida com as crianças e os adolescentes. A partir desse envolvimento, fui chamada para assumir o serviço da Catequese como funcionária contratada da Mitra Diocesana. Continuo nessa função até hoje. São mais de 20 anos.
O que mais te motiva neste trabalho?
A coordenação acompanha especialmente o trabalho dos catequistas e das nossas comunidades. Acompanhar e, ao mesmo tempo, ser um apoio, uma presença, no caso de alguma necessidade. Já passaram muitos catequistas pela paróquia e eles continuam guardados na nossa memória com muito carinho. O que me motiva é a fé e a certeza de que o trabalho da evangelização das famílias, crianças e jovens é fundamental para que uma comunidade permaneça atuante e participativa.
Como vocês buscam envolver os jovens na comunidade?
Aquilo que oferecemos na catequese é muito abstrato e o jovem quer resposta imediata. Percebemos algumas expressões de fé nesta juventude. Ela questiona e tem uma espiritualidade bonita, mas não é como era antigamente, naquela vivência semanal. E isso não depende apenas da catequese, mas também da família.
Qual a importância de Santo Inácio de Loyola para o povo lajeadense?
Temos dois padroeiros que são celebrados: São Cristóvão, que era franciscano, e Santo Inácio de Loyola, jesuíta. O Papa Francisco prega bastante que o nosso carisma é nos colocarmos a serviço do próximo. Santo Inácio tinha isso muito forte e presente na vida dele, do seu encontro com Cristo. Creio que este é o carisma do Santo Inácio, o grande legado que nos deixa.
Como o trabalho na Paróquia reflete no seu dia a dia?
Nós somos todos irmãos, somos filhos e filhas de Deus. A nossa estada por esse mundo só terá sentido se percebermos que estamos aqui para servir, não apenas sermos servidos. Isso que eu acredito. Para fazer com que o outro seja feliz por conta da nossa ajuda, do nosso olhar.
 

MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais