Os últimos moicanos do PT de Lajeado estão à beira do precipício. De forma surpreendente, cogitam uma nova aliança com o MDB para o pleito do próximo ano. Justo com o partido que alimentou a criminalização do PT em todos os âmbitos e, em 2015, deixou os petistas na mão em meio ao mandato de Luís Fernando Schmidt, colaborando assim para a derrota acachapante do candidato do Partido dos Trabalhadores no ano seguinte. Diante disso, e caso se confirme essa nova curva à Direita, será o fim simbólico da Esquerda na cidade.
Ao se unir com o MDB, partido crucial – acertadamente ou não – para o impeachment de Dilma Rousseff, o PT de Lajeado vai atestar sua própria submissão neste conturbado momento político. Nada contra o MDB local, longe disso. Afinal, não é crime algum romper coligação ou mesmo buscar parcerias. Mas será o fim simbólico de qualquer vestígio de Esquerda ainda vivo nas cabeças pensantes do diretório local. No mínimo, uma incoerência. Principalmente se tiver o aval de Sérgio Kniphoff – cotado para concorrer ao lado de Carlos Ranzi ou Márcia Scherer –, um dos mais efusivos defensores da ex-presidente da República.
Faz anos, é bem verdade, o PT vem minguando na cidade. Ildo Salvi, um dos ícones no passado, trocou de sigla em 2015. Na atual legislatura, a representatividade é um tanto controversa. Sérgio Rambo, por exemplo, mais parece um “liberal” nos bastidores da Câmara. Mesmo no plenário, está longe de representar os anseios da Esquerda. Nilson do Arte, por sua vez, sempre esteve mais ligado aos representantes do PP. Falta apenas a pá de cal. E a pá de cal, hoje, seria uma aliança de Kniphoff com o “golpista” MDB.
É fato. Se o PT confirmar o que se vê nos bastidores, perderá muito do respeito ainda vivo dos verdadeiros correligionários. A Esquerda na cidade vai se confirmar como uma mera caricatura daquilo que um dia talvez já tenha sido. É como aquela célebre frase de Millôr Fernandes: “cada ideologia tem a inquisição que merece”. A se confirmar as especulações em Lajeado, restará evidente: os agentes públicos autodenominados de Esquerda não estarão lutando pela ideologia. Eles estarão lutando pelo próprio ego ou por uma realização meramente pessoal.
Turismo no Vale
Está confirmado um novo encontro entre representantes dos municípios de Imigrante, Colinas, Poço das Antas, Estrela, Paverama e Teutônia para debater o turismo regional e micro regional. O evento ocorre no dia 1º de agosto, às 14h30min, na Câmara de Vereadores de Westfália. Além dos agentes públicos dessas cidades, haverá participação de membros da Amturvales e do Sebrae. Essa região germânica concentra hoje o maior número de turistas que visitam o Vale do Taquari.
Amvat acanhada II
Teve prefeito incomodado com a crítica de ontem sobre a pequena estrutura da sala de reuniões da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). A sede em Estrela é de fato acanhada para o tamanho da entidade. No espaço em questão – utilizado para as principais conferências e assembleias –, sequer há vagas ou cadeiras para o número total de chefes de Executivos da região. Quando são convidados outros representantes de instituições, públicas ou privadas, ou mesmo quando há presença de veículos de imprensa, o aperto é geral. Não é implicância. É apenas uma constatação. Um tanto quanto óbvia, é bem verdade.
Saúde pública na Univates
O governo de Lajeado republicou a lei que “autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) para implantação da Unidade Básica de Saúde” no campus. A novidade é a emenda dos vereadores sobre a “disponibilização de estacionamento no interior da instituição de forma gratuita”. Essa mudança fora vetada pelo prefeito, mas o veto foi derrubado pelos parlamentares no plenário. Mas o grande exponencial desse convênio é o atendimento até às 22h. É um baita alento para a sociedade lajeadense.
Pacto Pela Paz
A Secretaria de Segurança Pública de Lajeado, em conjunto com a BM, PC e Instituto Ipê-Amarelo Vale do Taquari, finaliza a compilação de dados comparativos das ocorrências registradas em períodos de 2018 e 2019. Nas próximas semanas será convocada uma coletiva de imprensa para a explanação dessas informações, bem como as primeiras ações pontuais para combater os piores índices. É um dos braços do programa Pacto pela Paz: a transparência. Ao mesmo tempo, os órgãos de segurança finalizam a conexão de 24 novas câmeras de videomonitoramento que, entre outros detalhes, identificarão as placas de veículos;
Tutti buona gente
A 27ª edição da Settimana Italiana foi um sucesso em Encantado. Com destaque para a 1ª Gincana Cultural, que envolveu diversas comunidades. O resultado final dessa competição foi o seguinte: em primeiro, Santo Agostinho; em segundo, Linha Anita; em terceiro, Jacarezinho; na quarta posição, Santa Terezinha; em quinto, Lajeadinho; e no sexto lugar, Lago Azul/São José. Durante o período também foram realizadas outras atrações. Entre essas, sessão especial da Câmara, filós, jantares e almoços típicos da cultura e gastronomia italiana.