Roubos ao comércio caíram 84% em um ano

Estrela

Roubos ao comércio caíram 84% em um ano

Sistema de videomonitoramento completa 12 meses de funcionamento no município. Balanço foi apresentado ontem à noite na câmara

Roubos ao comércio caíram 84% em um ano

O crime que sofreu maior redução após um ano de funcionamento do sistema de câmeras de segurança no município foi o roubo a estabelecimentos comerciais. No primeiro semestre de 2018, foram 50 ocorrências. No mesmo período deste ano, foram oito. Os números representam queda de 84%.
Outros crimes que tiveram grande queda foram roubo de veículos e roubos a veículos, com queda de cerca de 70%.
Os dados foram apresentados pelo gestor de projetos de Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Adilson Heleno da Silva e pelo tenente Edilnei Vandré Gravina, da Brigada Militar de Estrela, ontem à noite na câmara de vereadores.
O sistema de videomonitoramento completou um ano no último dia 25.
São 24 equipamentos instalados em pontos estratégicos da cidade, sendo que 20 deles fazem rotação 360 graus, os modelos chamados speed dome. Elas estão posicionadas junto aos principais acessos da cidade, onde se concentra a  maior parte do fluxo de veículos.
Silva explica que as câmeras speed dome tem sistema de infravermelho, que capta imagens nítidas a 150 metros independente da luminosidade. Os equipamentos têm ainda zoom de 20X na lente e 16X no zoom digital.
08_AHORA
“Fizemos um teste na Rota do Sol e conseguimos verificar todas informações da placa de um carro a mais de 1km”, afirma.

Modelo é referência

O município gerencia e fiscaliza o contrato e arca com os custos de R$ 25 mil ao mês, que incluem os equipamentos, que passam a pertencer ao município após 48 meses, além da rede de fibra ótica, manutenção, seguro e custo com energia elétrica.
A Brigada Militar é responsável pelo monitoramento, que é feito por seis servidores da reserva, que retornam à ativa especialmente para esta finalidade.
Ele afirmou que o modelo de Estrela foi procurado recentemente por outros municípios da região que estudam a instalação de sistema semelhantes, como Teutônia e Lajeado.
O modelo adotado em Estrela pode ser integrado a um sistema de videomonitoramento que englobe toda a região.

Em sessão ontem à noite, representantes do Executivo e da Brigada Militar apresentaram resultados da estratégia

Em sessão ontem à noite, representantes do Executivo e da Brigada Militar apresentaram resultados da estratégia

Migração de crimes para o interior

O tenente Gravina destaca que na área central, onde se concentra a maior parte dos equipamentos, os cri_mes tiveram redução mais significativa. Ele pondera que parte dos crimes migrou para o interior do município. “Os roubos no interior realmente aumentaram um pouco. Mas no todo da cidade, houve redução”, conclui.
Ele afirma que criminosos de outras partes do estado cometem crimes na região e cita o caso de uma sequência de crimes na linha Novo Paraíso, onde foi constatado que a quadrilha era da região metropolitana.
Apesar da efetividade do equipamento, o tenente defende a importância do aumento do efetivo das polícias. “Não adianta ter um arma boa e não ter quem carregue ou ter uma viatura e não ter quem conduza. O equipamento não substitui o recurso humano, apenas qualifica a atuação”, diz.
De acordo com o tenente, o município necessitaria ter ao menos 15 brigadianos. Por questão de segurança, a BM não informa o atual efetivo.
 

MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais