Uma gangorra sadia

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Uma gangorra sadia

A recente onda de empreendimentos em Estrela levanta intensos debates nos bastidores da política. Há quem entenda este fato como um sinal de fraqueza de Lajeado. Na câmara de vereadores da principal cidade do Vale do Taquari, teve parlamentares tratando o assunto de forma jocosa. Rivalidades à parte, esses investimentos são a prova de que nossa região é próspera e hoje vem se adequando conforme as necessidades físicas de setores da iniciativa privada. É mais um capítulo desta gangorra sadia entre os dois municípios.
2019 07 27 DIVULGAÇÃO MEMORIAL AEPAN_COLUNA MARTINI_Matéria Principal_Foto aérea de Estrela
Com méritos, é bem verdade, Estrela tem pelo menos cinco empreendimentos engatilhados. As empresas Nutritec, Folhito e Grupo Scapini investem em matrizes e unidades. Ao mesmo tempo, a Benoit e a Faros estudam investimentos. A maior parte dessas escolheu áreas lindeiras às principais rodovias. Não há nada fora da curva. Em relação à BR-386, tais aplicações eram previstas desde a assinatura do contrato de duplicação, em 2010. E a previsão é a mesma para os próximos trechos a serem duplicados entre Lajeado e Carazinho.
Esses negócios pouco ou nada têm a ver com ações ou falta de ações em Lajeado. Não há razão para terra arrasada. Políticos misturam alhos com bugalhos já de olho em 2020. É a crítica pela crítica. No fundo eles sabem disto. Sabem que logo adiante as áreas lindeiras à BR também vão minguar em Estrela e, ao natural, os empreendimentos junto à rodovia federal serão expandidos para Bom Retiro do Sul, Paverama, Fazenda Vilanova, Tabaí, Forquetinha, Marques de Souza. Ocorre o mesmo nas cidades próximas às estradas estaduais. É do jogo.
Sobre Lajeado, nunca é tarde lembrar o namoro antigo entre a cidade e a gigante Havan. Ou a chegada de marcas mundiais, como a rede de lanches McDonald´s. Também é preciso atentar para um novo movimento iniciado na cidade. O Pro_Move aposta em empresas com espaços físicos menores e produtos de altíssimo valor agregado. Principalmente na área da tecnologia e automação. Resumindo, é um momento ímpar para todo o Vale do Taquari. E é importante que todos saibam aproveitar essa gangorra sadia de forma pragmática e sem politiquice.

Pro_Move e Inovates

2019 07 27 DIVULGAÇÃO COLUNA MARTINI_foto promove[1]
As cabeças pensantes do movimento Pro_Move Lajeado voltaram a debater os eixos estratégicos do ecossistema lajeadense. O encontro ocorreu nessa quinta-feira e contou com um número ainda maior de participantes em relação ao encontro anterior. Outra boa notícia é o fato da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates) ter ficado entre as instituições com o maior número de projetos enviados para o Edital Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha/RS), que conta com o aporte de R$ 1,1 milhão da FINEP e de R$ 735 mil da FAPERGS. Este recurso possibilitará o apoio de até 50 startups.

Pesquisa do MDB

A pesquisa do MDB em Lajeado mostrou que Sérgio Kniphoff deve repensar sua permanência no Partido dos Trabalhadores (PT). A mesma averiguação demonstra que o Facebook não faz milagres em relação à popularidade de alguns políticos. A empresa contratada também avaliou junto à comunidade um documento assinado por Marcelo Caumo (PP) em 2016, no qual ele atestava a intenção de não concorrer à reeleição em 2020. Houve surpresa. A imensa maioria sequer conhecia tal declaração. Porém, após a informação, a maioria dos entrevistados demonstrou preocupação com a possibilidade do prefeito descumprir a promessa.

Primórdios do CEAT

2019 07 27 ARQUIVO HISTÓRICO_COLUNA MARTINI_ceat antigo
2019 07 27 ARQUIVO HISTÓRICO_COLUNA MARTINI_ceat antigo1
As fotos divulgadas no álbum Jubileu de Diamante de Lajeado, em 1966, mostram as obras de construção do Colégio Evangélico Alberto Torres, instalado ainda hoje no centro da cidade. Na primeira imagem, no primeiro escalão, aparecem Théo Zimmermann, Ney Santos Arruda, Erny Stahlschmidt, o então governador Hildo Meneghetti, e o ex-prefeito de Lajeado Dalton de Bem Stumpf. Na segunda fotografia está à frente o Pastor Engelhardt e ex-deputado Guido Moesch.

Arte e agricultura

2019 07 27 DIVULGAÇÃO_COLUNA MARTINI_foto teutônia
Neste domingo, o Centro Administrativo de Teutônia será do Arte na Rua Especial Dia do Agricultor, que ocorrerá junto ao Pavilhão Multiuso a partir das 14h. Feira de Artesanato, Feira do Produtor, brinquedos infláveis, triciclos, entre outras atrações estarão à disposição dos visitantes. Outro destaque será o espetáculo “Dançando o Brasil – Edição dos Vales”, da Artte Escola de Dança, às 15h30min. Também estão previstas apresentações musicais.

WhatsApp dos prefeitos

Uma nota divulgada na coluna de Fernando Weiss repercutiu entre prefeitos do Vale do Taquari. Especialmente no grupo mantido por eles no WhatsApp. Weiss citou a indignação de alguns gestores com o fato do governador anunciar que não participaria de um encontro pré-agendado. O colunista também escreveu sobre a não inclusão do Vale no programa RS Segurança. No grupo do WhatsApp, o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup (PSDB), criticou o gestor de Lajeado, Marcelo Caumo (PP). “Se você está indignado porque Lajeado não está no RS Segurança, não é culpa nossa.” O clima esquentou. E isso não é bom para a nossa região!
 

Acompanhe
nossas
redes sociais