Uma operação da Polícia Civil de Teutônia, com o apoio da Brigada Militar e de delegacias das cidades vizinhas, resultou na prisão de três pessoas na manhã dessa sexta-feira, 26. Os indivíduos, de 22, 23 e 24 anos, são suspeitos de envolvimento na onda de roubos que assustou a população do município nas últimas três semanas.
Foram cumpridos, ao todo, cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva nos bairros Languiru e Canabarro, nas localidades de Vila Esperança, Linha Ribeiro, e uma no município de Paverama. Houve a apreensão de celulares e objetos furtados, além de uma porção de maconha, munição de calibre restrito e permitido.
Segundo o delegado Dinarte Marshall Júnior, que responde interinamente pela DP de Teutônia, as investigações apontaram que pelo menos seis dos delitos registrados foram cometidos por dois grupos de criminosos.
“Ainda há prisões a serem feitas. Solicitamos a prisão de dois indivíduos que não foram localizados. Um deles era do semiaberto e estava com a tornozeleira rompida. O trabalho não se encerra com essa operação”, garante ele. O titular da DP, Alex Assmann, está de férias e reassume a função na próxima semana.
Imagens e ajuda da comunidade
Para identificar e chegar aos criminosos, Dinarte diz que a participação das vítimas de assaltos foi decisiva. “Elas foram até a Polícia Civil e algumas apresentaram imagens, outras fizeram reconhecimento por fotos. Tivemos o reconhecimento de um dos veículos utilizados no roubo de uma farmácia. A partir disso, foi possível identificar um dos autores”, explica.
Com as prisões, Dinarte acredita que possa ocorrer uma diminuição na incidência de roubos. Entretanto, alerta que crimes patrimoniais podem resultar em situações mais graves.
“Um roubo pode passar, numa fração de segundos, a um latrocínio. Se a vítima reage ou faz um movimento mais brusco, o criminoso pode acabar cometendo um ato mais grave”, diz.
Insegurança
Nas últimas semanas, a sequência de crimes gerou sensação de insegurança. Até essa quarta, 24, foram registrados quatro roubos a comércio, um roubo a pedestre e três roubos a residência na cidade, de acordo com a Brigada Militar.
Quatro residências também foram alvo de furto e arrombamento durante o mês, segundo o levantamento.
MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br