Você tomou banho e está jogada no sofá quando de repente: pim! Uma notificação no WhatsApp. É do trabalho. Aí respira fundo, coloca a senha no celular e trata de ver do que se trata. Aconteceu alguma coisa que precisa ser finalizada para ontem. Lá vai você, ligar o computador e recomeçar a trabalhar, mesmo que o expediente tenha terminado há quase duas horas.
Passa algum tempo e você finaliza o serviço. Envia. Ufa! Salvou a empresa de um problema. E a cena se repete ao longo de todas as noites da semana e também nos dias que seriam dedicados para descanso. Aí chega um belo dia que, ao invés de levantar da cama com um pulo para ir trabalhar, você enrola alguns minutos e se atrasa. Tudo bem, um deslize ninguém dá bola.
Chega no trabalho com a impressão de que não dormiu. E isso se repete. A sensação de cansaço não passa mais. Certo dia, seu parceiro pergunta se não vai parar de trabalhar. Você se toca! Nossa! Vou testar, será mesmo que o trabalho não pode esperar? Pim! Pim! Pim! Os chamados não param. Pim! “Vou deixar de lado”. Pim! Pim! “Ok, deve ser urgente”. Você vai lá e atende. Trabalha mais um pouquinho até que um dia, enfim, cansa.
Pim. Pim. Pim. Pim. Em uma viagem você percebe que esqueceu o celular em casa. Quase surta. “Vou ser demitida!” Fica nervosao passeio inteiro. E em casa: pim! Pim! Domingo à noite seu celular soma mais de cem mensagens. É a ruína mas, cansada, você dorme. Segunda-feira eis que o chefe continua tranquilão. Te pede para resolver os problemas mandados via Whatsapp durante a semana. Pim! Agora é a ficha que caiu. Finalmente percebeu que trabalhar em casa – e de graça – não tem motivo.
Nos próximos finais de semana o pim-pim-pim continua. Você, como meta, decidiu olhar só na segunda. De final de semana em final de semana o número de pins reduz. Aos poucos as pessoas aprendem quando e como podem te acionar. Que tranquilidade! Pim! “Vou espiar, ufa, é só a minha mãe ao celular!”
Aprender a separar vida pessoal do trabalho é imprescindível. Eu mesma ainda estou aprendendo, mas como diz a matéria de capa desta semana, a falta de parcimônia pode te fazer entrar em colapso. Cuidado! Você é mais que o seu trabalho! Um ótimo final de semana, bem longe dos pim-pim-pins!
Opinião