A presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado vive uma situação política inusitada. O partido pela qual ela foi eleita e ainda é filiada não existe mais no município. Isso porque o diretório do PDT perdeu o prazo para realizar a convenção regional e, desta forma, terá de refazer todo o processo legal de oficialização da sigla. Vai começar tudo do zero. Mas é um trâmite de rápida conclusão. Em no máximo 60 dias deve estar resolvido. Porém, querendo ou não, coloca a vereadora Neca Dalmoro em uma posição atípica no mundo político.
Não é incomum tal fato ocorrer em siglas sem qualquer representatividade política. Diante de um emaranhado de partidos no país, muitos costumam desaparecer naturalmente nos pequenos municípios devido à falta de ações por parte dos correligionários. Entretanto, é absolutamente singular diante da representatividade de uma presidente do poder Legislativo. E mais vistoso ainda dentro de uma cidade com quase 90 mil habitantes.
Historicamente os pedetistas sempre foram decisivos na cidade. Porém, faz alguns anos, a coletividade passou por um intenso desmonte com a saída de nomes históricos. Entre esses, Ernani Teixeira, Gerson Teixeira e, claro, Ênio Bacci. Todos migraram para o PTB e deixaram o PDT à deriva. Além desse dilaceramento, o vai e vem dos correligionários fez com que a sigla perdesse respeito junto a muitos eleitores. Apoiaram o PP em 2008.
Passados quatro anos viraram oposição ao lado do PT, e dois anos depois já deixaram os petistas “na mão”. A impressão era de um grupo sem qualquer ligação ideológica.
Neca Dalmoro, por sua vez, não corre risco de perder o mandato em função do esfalfamento municipal do partido que foi criado, em âmbito nacional, pelo lendário Leonel de Moura Brizola. Além disto, os prazos para evitar eventuais problemas na busca por uma reeleição ainda são longos. Até dia quatro de abril de 2020, mais precisamente. Há tempo, reforço. E antes mesmo deste artigo chegar aos leitores, os novos correligionários já devem estar movendo os pauzinhos para montar uma Comissão Provisória.
Desafio aos voluntários
A Unidade Parceiros Voluntários (UPV) do Vale do Taquari anuncia o 11º Desafio Voluntário. A mobilização deste ano ocorre entre os dias 24 e 31 de agosto. As inscrições devem ser realizadas até dia 21 de agosto. A iniciativa visa oportunizar a prática de mobilização, participação e transformação, e o objetivo macro é estimular a comunidade da região dos Vales no desenvolvimento de ações voluntárias dos mais variados gêneros e segmentos. Para participar, é preciso definir uma ação cultural, educacional, ambiental ou social em prol da sociedade, e escolher o local onde a atividade será desenvolvida.
Leite e frango
Na quarta-feira, uma comitiva de Teutônia esteve em Porto Alegre para divulgar a 3ª Teutofrangofest, evento gastronômico agendado para ocorrer entre os dias 16 a 18 de agosto, na Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru. O prefeito Jonatan Brönstrup e a presidente da CIC, Mariza Wolf, entregaram pessoalmente convite ao governador do Estado, Eduardo Leite, para que ele acompanhe a inauguração da feira. Ele, por sua vez, apenas se comprometeu a “verificar sua agenda”.
Obras do PAC em Lajeado
A Justiça Federal deve autorizar em breve a liberação de aproximadamente R$ 2 milhões para o consórcio das empresas Construtora Giovanella e Coesul, contratado em 2014 para realizar obras de pavimentação do PAC, em Lajeado. O valor se refere a 11,09% do total do empreendimento e estão em uma conta judicial em função do apontamento de sobrepreço feito pelo Ministério Público Federal. Na sentença, diante do julgamento de improcedência quanto ao mérito, foi determinada a liberação desses valores após o trânsito em julgado. A empresa pede a antecipação mediante oferta de bem imóvel em caução.
Futebol e comunidades
Uma indicação do vereador de Encantado Sander Bertozzi (PP) pede para agendar, nas dependências do Legislativo, uma reunião com representantes de clubes de futebol que possuem praça esportiva, bem como, com os representantes das comunidades que possuem pavilhões comunitários para discutirem entre outros assuntos qual é a realidade atual quanto à participação das pessoas nas dependências dessas entidades; se existe dificuldades na manutenção das atividades e em escolher pessoas para comandarem as entidades; e se existe interesse na promoção de jogos intercomunitários no município e em quais modalidades.
Big Brother Guaporé
Motoristas precisam estar 100% alertas em Guaporé para não serem multados por meio de imagens das novas e modernas câmeras de videomonitoramento. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) baixou, em 2013, a Resolução 471, que regulamentou o uso dessas para fiscalização nas rodovias e estradas e, desde 2015, para aplicação em vias municipais. Agora, por meio do programa “Monitora Guaporé”, as imagens captadas poderão ser utilizadas para aplicar Autos de Infração como a falta de cinto de segurança, uso de celular ao volante, etc.