“O mundo é muito maior  do que a gente imagina”

Notícia

“O mundo é muito maior do que a gente imagina”

Natural de Lajeado, Samanta Neitzke, 22, mora faz três anos na Alemanha. Chegou para trabalhar como “au pair”. Após um ano, conseguiu trabalho e moradia fixa. Hoje prestes a conseguir a cidadania alemã, pretende seguir no país Como surgiu a…

“O mundo é muito maior  do que a gente imagina”

Natural de Lajeado, Samanta Neitzke, 22, mora faz três anos na Alemanha. Chegou para trabalhar como “au pair”. Após um ano, conseguiu trabalho e moradia fixa. Hoje prestes a conseguir a cidadania alemã, pretende seguir no país

Como surgiu a iniciativa de viajar?
A iniciativa de morar na Alemanha surgiu depois de acompanhar uns vídeos de uma menina que decidiu largar tudo para ir para um país totalmente diferente do Brasil. Aprender a língua, viajar, conhecer uma outra cultura. A cada vídeo que assistia me deixava mais empolgada para viajar também. Descobri o au pair através de um amigo, onde a prima havia ido para a Alemanha através desse intercâmbio. Foi aí que me interessei, claro com um pé atrás, mas com aquela vontade de se aventurar também. Só foi uma porta que se abriu mostrando que daquela forma poderia viajar assim como sempre quis.
Qual o lugar que mais gostou? Por quê?
É difícil escolher um lugar que mais gostei. Foram quase dez países visitados. Cada um com sua cultura, crença, beleza. A Grécia me encantou. Mesmo sendo um país com um nível de economia muito baixo, estando lá me fez relembrar das aulas de historia da professora Eliane da Silva, no Colégio Presidente Castelo Branco. Estando naqueles lugares históricos, imaginar que aquilo na frente dos teus olhos são obras tão lindas e tu sempre escutava sobre isso na escola, é de tirar o ar. Um sonho. Outro lugar que gostei foi na casa da família alemã que me acolheu, me deu atenção, me ajudou nos momentos difíceis longe dos meus familiares.
O que tem de mais fascinante em viajar?
O mais fascinante é que tu nunca sabe o que te espera. É tu comprar passagem para um lugar imaginando conhecer o lugar, só que ao mesmo tempo é um frio na barriga que são tantas coisas que podem acontecer. Tu nunca sabe o que te espera. O que me fascina é sentir esse frio na barriga de poder viajar e deixar as coisas acontecer naturalmente. Os imprevistos, os lugares que tu acaba passando que não estão no roteiro, isso tudo é fantástico.
O que essa experiência mudou na sua vida?
Mudou tudo. Mudou meu modo de pensar, de viver a vida, de enxergar as coisas com outros olhos. Vim para a Alemanha para conhecer conhecer novos lugar, aprender uma nova língua, uma nova cultura. Essa experiência faz com que a gente aprenda muito. Descobri que a vida não é só aquilo que estávamos vivendo no Brasil. Descobri que o mundo é muito maior do que a gente imagina.
 

EZEQUIEL NEITZKE – ezequiel@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais