“Deus abençoe você, sua família e sua viagem”. Com essa frase o frei Flávio Guerra e equipe de ministros abençoaram os motoristas que passavam pela festa da Paróquia São Cristóvão no domingo, 21. Foram mais de três horas para distribuir proteção divina aos 2,5 mil veículos.
A movimentação que se formou desde a igreja do São Cristóvão até a Biblioteca da Univates, passando pelas principais ruas da cidade, mostrou o sucesso da 51ª edição. “Os motoristas já guardam essa data no calendário para participar do evento”, percebe Guerra.
De viagem para Gramado, o casal Zita e Gilberto Baú foi um dos primeiros a garantir a benção em 2019. “Nós que somos católicos e cultivamos a fé sempre tivemos essa devoção por São Cristóvão”, comenta Baú.
Neste ano, Júnior Visoto foi o caminhoneiro que puxou a carreata com a imagem do santo. Filho de caminhoneiro, faz 10 anos que trabalha nas estradas. “Já vinha com o meu pai para festa. Poder levar o padroeiro é um orgulho. Só tenho a agradecer Scapini por ter me escolhido”, comenta.
Visoto nunca bateu o veículo e acredita que a devoção a São Cristóvão auxilia na segurança durante as viagens. “Tenho fé e isso me ajuda quando estou dirigindo o caminhão”, reforça.
Nas ruas de Lajeado, dezenas de pessoas acompanhavam a carretada da fé. Entre eles estava o jovem Guilherme Ritter, 22, que sonha em se tornar caminhoneiro. “Meu pai era e eu também quero ser. Quero conhecer o mundo da cabine do caminhão”, ressalta o jovem.
Além da benção religiosa, a carreata contou ainda com orientações da equipe do Sest/Senat de Lajeado. Uma das ações divulgadas na oportunidade foi a campanha Orgulho de Ser Motorista.
Almoço e música
A programação em honra a São Cristóvão seguiu com almoço ao meio-dia. Cerca de 1,6 mil cartões foram vendidos. “O dia não poderia ter sido melhor. Superamos as expectativas de participação”, comemorava o coordenador da paróquia, Altevir Antônio Giovanella.
Cerca de 150 pessoas auxiliaram na organização do evento. Entre eles estavam os churrasqueiros e equipe da cozinha que acordaram às 5h para preparar a carne e comida servidos no evento.
“A gente trabalha com entusiasmo, pois é uma equipe unida que está pronta para servir com alegria”, comenta o coordenador da cozinha, Luiz Carvalho.
Na tarde, o evento seguiu com festa animada por Wilseu Pause e Banda e Estilo Musical. Ocorreu ainda a escolha do rei e rainha dos motoristas, sendo os vencedores Simone Lempert e Valmir Henika. A programação foi finalizada com o sorteio de uma motocicleta. A sortuda foi Elaine Schneider Dall Moro.
Sobre o padroeiro
Durante a abertura do evento, o frei Evaldo Teipel lembrou que São Cristóvão é padroeiro dos motoristas por ter carregado o peso do mundo nas costas. “Vamos caminhar também com São Cristóvão, ter boas viagens e menos desastres”, desejou.
Antes de se converter ao cristianismo, o santo era um guerreiro. Ele fazia o serviço da travessia dia e noite na esperança de encontrar Cristo. Em uma noite, foi chamado por uma criança. Ao atravessá-la pelo rio, percebeu que o jovem ficava cada vez mais pesado. Na chegada, o menino revelou ser Jesus.
A partir disso, o guerreiro foi batizado como Cristóvão (aquele que carrega Cristo). Acredita-se que São Cristóvão manteve a devoção em Cristo, sendo preso e decapitado por isso. Esse fato fez com que muitas pessoas se convertessem à religião devido à fé do santo.
FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br