Déficit de 410 policiais: Levantamento que demonstra insuficiência de brigadianos no Vale foi levado ao governo

Vale do Taquari

Déficit de 410 policiais: Levantamento que demonstra insuficiência de brigadianos no Vale foi levado ao governo

Comitiva pede ao Estado permanência de 86 soldados em formação e a promoção do comandante regional

Déficit de 410 policiais: Levantamento que demonstra insuficiência de brigadianos no Vale foi levado ao governo

Representantes da Associação dos Municípios (Amvat) e do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) estiveram ontem em Porto Alegre para apresentar ao Piratini demandas regionais de segurança pública. O grupo foi recebido pelo secretário adjunto da área, Marcelo Gomes Frota.
Entre as principais reivindicações, destaca-se a manutenção na região dos 86 alunos soldados da Brigada Militar, cuja formação ocorreu em Lajeado nos últimos oito meses. Com formatura prevista para 3 de agosto, os novos brigadianos devem ser redistribuídos pelo RS, mas líderes regionais solicitam a sua permanência para atenuar o déficit de 410 policiais militares nas 36 cidades do Vale.
A quantidade de agentes em falta foi identificada por meio de levantamento feito pela Amvat e Codevat junto ao Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO).

Grupo foi recebido pelo secretário-adjunto de Segurança Pública

Grupo foi recebido pelo secretário-adjunto de Segurança Pública


Em ofício entregue ao Piratini, a comitiva afirma ser de “extrema importância” a manutenção dos agentes formandos para qualificar a atuação da Brigada Militar na região. “A falta de efetivo compromete as ações de prevenção e combate à criminalidade, sendo que a continuidade dos policiais, já habituados na região, será um reforço imprescindível e mais que necessário para o bom desempenho deste órgão de segurança”, consta no documento.
Outro pedido é relativo ao futuro do tenente coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya no CRPO-VT. “Somos sabedores que, em decorrência das promoções dos oficiais da BM, há a possibilidade de transferência do atual comandante, mas pelo seu profundo conhecimento das demandas do Vale, gostaríamos de sugerir a promoção do tenente-coronel Maya”.
Assinam o ofício o prefeito de Teutônia e presidente da Amvat, Jonatan Brönstrup, e a presidente do Codevat, Cíntia Agostini. Também integraram a comitiva os prefeitos de Imigrante, Celso Kaplan, de Fazenda Vilanova, José Cenci, de Westfália, Otávio Landmeyer, de Colinas, Sandro Herrmann, e de Anta Gorda, Celso Casagrande, e o secretário de Desenvolvimento de Estrela, Paulo Finck.

Anúncio na sexta

O representante da SSP afirmou que o governo do estado já definiu como será a redistribuição dos futuros brigadianos pelo RS e garantiu que a região será contemplada com reforço de efetivo.
O secretário não informou, contudo, a quantidade prevista, pois o governador Eduardo Leite fará o anúncio oficial nesta sexta-feira acerca do destino dos cerca de dois mil agentes recém formados.
Frota explicou ainda que a distribuição dos novos policiais foi elaborada a partir de critérios estratégicos, adotados para otimizar o aproveitamento do reforço.
“Estamos fazendo nosso papel enquanto lideranças representativas ao solicitar que o maior número possível de soldados fique. Mas entendemos que há questões técnicas a serem avaliadas devido à condição de segurança vivida em todo o estado”, diz o presidente da Amvat.
Acerca da continuidade do titular do CRPO-VT no cargo, o secretário-adjunto levará o pedido à cúpula da BM, pois se trata de uma questão interna da instituição, na qual o Estado não tem ingerência.
Frota ainda se colocou à disposição para participar de uma reunião geral da Amvat, onde deverá apresentar as estratégias da SSP para enfrentar a criminalidade na região.
 

ALEXANDRE MIORIM – alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais